Home

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegado à décima edição, o Amadora Jazz parece ambicionar um lugar no patamar seguinte dos festival de Jazz nacionais, como o sugere a convocação de Bill Frisell e Craig Taborn.
. Bill Frisell tem vindo a Portugal com alguma regularidade, mas é sempre um imenso prazer assistir a um concerto dele. Este trio, em particular, pratica uma música de rara beleza, como o público poderá confirmar. Frisell é um original e um virtuoso, mas nada nele é exibicionismo, nada nele é excessivo: a música flui natural, e toca-nos, pungente.
Sobre o concerto dele em Outubro passado no Angra Jazz, escrevi:
«...maravilhoso! Ela foi o que de mais perto eu encontro para expressar o meu conceito de belo, pura magia em palco! ... Os temas sucederam-se ininterruptamente, entre clássicos, temas populares ou insuspeitas canções, de onde Frisell extrai apenas algumas notas, frases, melodias que evoca ou modifica, improvisa. E como sempre acontece (com Frisell), incauto, eu deixo-me surpreender; a partir de um momento eu deixo de tentar explicar a música e sinto um nó na garganta e apenas sinto e maravilho-me.»
Quarta, 4, Recreios da Amadora.
. Craig Taborn é outro caso. Taborn é um dos grandes pianistas da actualidade, mas a sua música não acolhe, como a de Frisell, os benefícios do público, em grande medida pelas formas mais temerárias, nos novos conceitos harmónicos que vem perseguindo.
Um outro grande concerto em expectativa.  
Quinta 5, Recreios da Amadora.
. Outros concertos do Amadora Jazz são o encontro do cantor cabo-verdiano Tcheca com o experiente e versátil Mário Laginha dirigido a um público mais alargado (Sexta, 6, Recreios da Amadora);
. mas o trio de Diogo Alexandre e Tomás Marques com Nelson Cascais deverá fazer regressar o festival ao Jazz mais mainstream, mas estamos a falar de dois jovens excepcionais, mais que promessas, com o veterano Nelson Cascais; e nada sugere a vulgaridade neste trio de saxofone, bateria e contrabaixo. (Sábado, 7, Auditório de Alfornelos, 18.00)
. Finalmente, Beatriz Nunes, Paula Sousa & Mário Franco apresentam «À espera do futuro» no Recreios da Amadora, sábado 7 às 21.00.

Qua 4 Amadora Recreios da Amadora 21.00 Bill Frisell Trio Bill Frisell (g), Tony Scherr (ctb, b-el), Kenny Wollensen (bat)
Qui 5 Amadora Recreios da Amadora 21.00 Craig Taborn Craig Taborn (p)
Sex 6 Amadora Recreios da Amadora 21.00 Tcheka convida Mário Laginha Mário Laginha (p), Tcheka (g, voz)
Sáb 7 Amadora Auditório de Alfornelos 18.00 Diogo Alexandre e Tomás Marques c/ Nelson Cascais Diogo Alexandre (bat), Tomás Marques (sa), Nelson Cascais (ctb)
Recreios da Amadora 21.00 Beatriz Nunes, Paula Sousa & Mário Franco
«À espera do futuro»
Beatriz Nunes (voz), Paula Sousa (p), Mário Franco (ctb)

 


Qui 7 Amadora
Recreios da Amadora
21.30
TGB Sérgio Carolino (tu), Mário Delgado (g), Alexandre Frazão (bat)
Sex 8 Amadora
Recreios da Amadora
21.30
LUME Big Band Marco Barroso (comp, dir, p), Manuel Luís Cochofel (f), Paulo Gaspar (cls), João Pedro Silva (ss), Ricardo Toscano (sa), José Menezes (st), Elmano Coelho (sb), Rui Chainho (t), Gonçalo Marques (t), Pedro Monteiro (t), Ruben Santos (trb), Eduardo Lála (trb), Pedro Canhoto (trb), Miguel Amado (b-el), Vicky Marques (bat)
Sáb 9 Amadora
Cineteatro D. João V
16.00
GeraJazz  
Amadora
Recreios da Amadora
21.30
Marc Copland Trio Marc Copland (p), Drew Gress (ctb), Joey Baron (bat)