Home

 

Festa do Jazz - São Luiz

 

 

2011 - 9.ª Festa do Jazz do São Luiz

Crítica

Tenho referido por diversas vezes que o que faz a importância da Festa do Jazz do São Luiz são os miúdos, o seu entusiasmo e o seu gosto pela descoberta e saudável competição. E foi esta festa que uma vez mais aconteceu, agora com a particularidade de entrarem a concurso várias escolas superiores de Jazz, atestando o interesse crescente do género entre os jovens em Portugal.
Uma selecção cuidada de concertos em paralelo, não apenas o que melhor e mais interessante se faz entre nós, mas melhor dizendo, «o estado da arte», completa a programação da «Festa» que é no seu formato única em Portugal, e cujo critério faz dele «O» festival de Jazz de Lisboa.
Antes de prosseguir, queria prestar também a minha homenagem ao Director do São Luiz cessante, Jorge Salavisa, pelo apoio que ofereceu estes anos todos ao projecto de Carlos Martins, e afinal ao Jazz em Portugal. Assim a semente tenha vingado, e o novo director, José Luís Ferreira, e toda a equipe do São Luiz, mantenham o mesmo entusiasmo e apoio, e a Festa do Jazz se prolongue por muitos anos.
Por razões profissionais não pude assistir a todos os concertos da Festa. Aqui fica o registo do que vi.

Bernardo Sassetti
O concerto de abertura da Festa coube a Bernardo Sassetti, cuja figura detém um capital de simpatia significativo entre o público. Sassetti explorou a faceta da sua música mais «visual», numa linha que o aproxima do que faz, por exemplo, Eleni Karaindrou, e que decorre muito naturalmente da música que tem composto para o cinema. Os melhores momentos da noite estavam reservados para os clássicos "Bird & Beyond" e "Bemsha Swing".

Maria João e Orquestra Jazz de Matosinhos
A primeira noite completar-se-ia com a antecipação do espectáculo de Maria João com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
Tenho uma enorme admiração pela voz de Maria João, como reconheço da mesma forma o valor da Orquestra de Jazz de Matosinhos, que é já hoje uma orquestra de nível internacional. O espectáculo que nos foi dado a ver do São Luiz esteve no entanto sempre vários furos abaixo do nível a que estamos acostumados a ver de ambos. A orquestra esteve sempre excessivamente cautelosa e Maria João nunca se solta. Mas a debilidade do concerto residiu fundamentalmente na fraqueza de João Farinha e André Nascimento a quem é atribuido um protagonosmo excessivo, que se revelaram sempre pouco imaginativos, e não estão claramente à altura, enquanto instrumentistas, do exigível para a ambição do projecto. 

Carlos Martins
São raras as aparições ao vivo do decano do saxofone Carlos Martins e já não sabíamos dele desde a apresentação de «Água», no ano passado. Carlos Martins voltou ao São Luiz para um espectáculo onde estiveram patentes as suas qualidades. Sem quaisquer preocupações de originalidade, numa fórmula de risco, Carlos Martins limitou-se a tocar o que sabe e gosta, e que no seu estilo coltraneano acrescenta algo da lusofonia que sempre procurou.   

No Project
Os No Project de João Paulo, Nelson Cascais e João Lencastre sofrem do problema da ausência do projecto que parecem enaltecer no nome do grupo. Mas um encontro ocasional de amigos a fazer «livre improvisação», que pouco mais é que um exercício de fuga sistemática à composição, revelou muito pouca consistência.
Sem projecto.

Joana Machado
A procura de originalidade é um caminho pedregoso. Joana Machado procurou em «Travessia dos Poetas – Rosapeixe» um reportório português, com incidência nos poetas contemporâneos Nuno Júdice, Alberto Caeiro, Herberto Helder, Sophia de Mello Breyner e Ruy Belo.  Mas creio que Joana Machado devia ouvir os poemas antes de os cantar, porque alguns deles, em especial Herberto Hélder, são literalmente indizíveis, quanto mais cantáveis. Tentar insuflar emoção em poemas surrealistas é um exercício espúrio, mas mesmo noutros autores, menos obscuros, a métrica irregular obstrui uma dicção assertiva.
Salvou-se o trabalho de Abe Rabade.

LUME
A LUME é uma das nossas mais estimulantes orquestras. À sua frente revelou-se um singular compositor – orquestrador, Marco Barroso, mas ela é composta pela crème de la crème do Jazz nacional, instrumentistas de nível superior, capazes de ler uma (exigente) pauta ou improvisar com emoção. Sobre o seu disco de estreia, escrevi há algum tempo (ver JazzLogical – Discos).
Sem surpresas, a LUME passou a prova de fogo do palco com distinção.  

Rodrigo Amado
Rodrigo Amado é um saxofonista que se inspira directamente no free-jazz dos anos 70 mais impulsivo (e menos elaborado). Mas para um músico que privilegia a improvisação, o discurso soa sempre excessivamente ensaiado e repetitivo. Ainda assim neste seu Motian Trio, Amado procurou introduzir alguma composição e inovação, até na substituição do contrabaixo pelo violoncelo de Miguel Mira.

Mário Laginha
Mário Laginha atravessa um período de grande felicidade e o seu último disco - «Mongrel» -, que apresentou no São Luiz, é disso testemunho. Incursão pelo universo de um dos seus autores fetiche, Chopin, «Mongrel» é uma verdadeira heresia, mas é igualmente uma das suas obras mais inspiradas. Acresce que o Mário Laginha Trio é uma das mais sólidas e duradouras formações portuguesas e a comunicação entre eles é verdadeiramente empática.


PRÉMIOS 2011

ESCOLAS DE MÚSICA
Melhor Combo
Conservatório de Música da Jobra – Branca, Albergaria-a-Velha
Gabriel Neves - sax tenor / Bruno Ribeiro – vibrafone / Leonardo Outeiro - guitarra
Fábio Rocha – contrabaixo / Gil Costa – bateria / professor: João Martins
Menções Honrosas – Melhor Combo
Sítio dos Sons – Coimbra
Guilherme Pinto – guitarra / António Gois – guitarra / João Neves – piano / Ricardo Marques – baixo
Guilherme Melo – bateria / Professor: João Freitas
Escola de Jazz do Porto
Tânia Castro – voz / Luis Castro - voz, bombardino / João Caseiro – guitarra / Ricardo Moreira – piano
Daniel Gomes – contrabaixo / Daniel Tércio – bateria / Professor: Pedro Barreiros
Melhor Instrumentista
João Pereira (bateria) Escola de Jazz Luiz Villas-Boas / HCP – Lisboa
Ricardo Marques (baixo eléctrico) Sítio dos Sons – Coimbra
Menções Honrosas – Melhor Instrumentista
Luís Castro (voz, bombardino) Escola de Jazz do Porto
Gil Costa (bateria) Conservatório de Música da Jobra – Branca, Albergaria–a-Velha

ESCOLAS SUPERIORES DE MÚSICA
Melhor Combo
ESMAE – Esc. Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto)
Javi Pereiro – trompete / Andreia Santos – trombone / Felipe Villar – guitarra
Andreu Juanola – vibrafone / Pablo Reyes – piano / Manuel Brito – contrabaixo / Filipe Monteiro – bateria
Professores: Nuno Ferreira, Michael Lauren
Melhor Instrumentista
António Quintino (contrabaixo) ESML- Escola Superior de Música de Lisboa
Menções Honrosas – Melhor Instrumentista
Javi Pereiro (trompete) ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto)
Francisco Andrade (sax tenor) Universidade de Évora
Javi Del Barco (bateria) Universidade de Évora
Diogo Santos (piano) Universidade Lusíada de Lisboa

 

Apresentação

O destaque da semana vai todo para a Festa do Jazz do São Luiz, organização da Associação Sons da Lusofonia e do Teatro Municipal São Luiz, que decorre de 1 a 3 de Abril, sexta a domingo. Com a programação mais ambiciosa de sempre, mas mantendo-se fiel à sua linha e ao seu formato, o festival leva este ano aos quatro palcos do São Luiz a nata do Jazz nacional, entre veteranos e a nova geração, entre o bebop, o free jazz e o Jazz contemporâneo, entre duos, trios, quartetos e orquestras, todo o tipo de formações e combinações de instrumentos. Para além de que eu considero o melhor do festival, que é o desfile das escolas de Jazz de todo o país – 17 escolas – envolvendo uma centena de aprendizes. As três noites do festival não se completam sem as habituais jam sessions e o festival convidou o galego Abe Rabade e a canadiana Kris para as masterclass que decorrerão às 15 horas de sábado e domingo.
A direcção artística é de Carlos Martins e a produção executiva de Luís Hilário.

O festival começa - sexta 1 - com o que é provavelmente o mais longevo dos combos de Jazz nacionais: o consagrado trio de Bernardo Sassetti. O grupo deverá tocar composições retiradas do seu mais recente CD, Motion.
Grande expectativa gera o concerto seguinte que põe a voz de Maria João à frente da mais importante das grandes formações nacionais - a Orquestra Jazz de Matosinhos. O projecto, que gerou um disco, conta com nove canções, entre standards, temas retirados do cancioneiro popular brasileiro e originais de Maria João e Mário Laginha, e tem arranjos de Pedro Guedes, Carlos Azevedo, Paulo Perfeito e Telmo Marques. A direcção da orquestra é de Pedro Guedes.
Música de alto risco espera o fim da noite no Jardim de Inverno, onde Debussi encontra o Jazz pela mão dos JazzPoll NRW, um grupo que reúne músicos alemães e nacionais de acordo com uma ideia de Wolfgang Schmidtke e Peter Weiss e conta ainda com os portugueses João Moreira João Paulo Esteves da Silva e ainda
Hugo Read.
A noite acaba com uma jam session, a decorrer no Jardim de Inverno.

O sábado começa com os concertos das escolas de Jazz que decorrerão toda a tarde,
e às 16 e 18 toca no Spot a dupla João Hasselberg e João Firmino, guitarra e contrabaixo dois músicos que se conhecem de há muito.
O trio do veterano Carlos Martins, com Carlos Barretto e Alexandre Frazão, regressa pelas 17 no Teatro-Estúdio Mário Viegas à difícil fórmula do trio de saxofone.
Segue-se um quinteto dirigido por Jeffery Davis e Nuno Ferreira Quinteto, dois músicos maiores do panorama Jazz nacional

e o quarteto de Hugo Carvalhais – Nebulosa – que tem como convidado no saxofone Émile Parisien.
Os No Project de João Paulo Esteves da Silva, Nelson Cascais e João Lencastre abrem as hostilidades na Sala Principal pelas 20.00 num (não) projecto onde a liberdade é o princípio.
O festival prossegue com Joana Machado e Travessia dos Poetas – Rosapeixe, um trabalho que gerou um CD realizado em parceria com Abe Rábade, responsável pela música dos temas.
A segunda orquestra a pisar o palco principal do São Luiz é a LUME - Lisbon Underground Music Ensemble, um irreverente e estrondoso projecto do compositor Marco Barroso que reunirá quinze dos melhores músicos nacionais (ver texto sobre a LUME em «JazzLogical – CDs»).
A noite acaba no Jardim de Inverno com o Ensemble Escola de Jazz Luiz Villas-Boas / HCP – 2010 que ganhou o prémio para o melhor combo das escolas de música (cursos não superiores) na Festa do Jazz 2010,
a que se segue a jam session, também no Jardim de Inverno.

As escolas de Jazz têm o privilégio do início da tarde de domingo no Jardim de Inverno, a partir das 14.00.
Guto Lucena e Luís Ruvina, hammond e saxofone, são os responsáveis pela animação do spot, às 16 e 18.
O grupo de Miguel Amado apresenta no Teatro-Estúdio Mário Viegas o seu último CD para a TOAP, This is Home,
A que se segue o irreverente e portentoso som do TGB, tuba-guitarra-bateria, ou seja, Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão.
Pelas 19 e no mesmo Estúdio, toca o Rodrigo Amado «Motion Trio», com Miguel Mira e Gabriel Ferrandini.
O programa da noite abre – na sala nobre do São Luiz – com a música de Chopin reescrita e reinterpretada por Mário Laginha para o seu trio, com Bernardo Moreira e Alexandre Frazão no que foi um dos melhores discos do ano passado: Mongrel.
À s 21.00 sobe ao palco o novo grupo de Sara Serpa para apresentar Mobile, o seu novo disco, inspirado nas experiências da cantora a viver em New York. O grupo conta com André Matos na guitarra,
Kris Davis no piano, Masa Kamaguchi contrabaixo e Tommy Crane bateria.
Nelson Cascais e The Golden Fish completam a noite na sala dourada. Seguro contrabaixista, Cascais vem-se revelando um dos mais interessantes compositores do Jazz nacional.
A entrega dos prémios para os melhores combos das escolas ocorrerá pelas 00.15 no Jardim de Inverno, a que se seguirá
a actuação do Ensemble ESMAE 2010, melhor combo das escolas de música superiores da Festa do Jazz 2010,
E a festa termina com uma última jam session, enquanto houver fôlego.

Sex 1-Abr
Teatro São Luiz (SP)
21.30
Bernardo Sassetti Trio
Bernardo Sassetti (p), Carlos Barretto (ctb), Alexandre Frazão (bat)
Teatro São Luiz (SP)
23.00
Maria João + Orquestra Jazz de Matosinhos “Amoras e Framboesas”
Maria João (voz), Pedro Guedes (dir), Carlos Azevedo (p), Mário Santos (s), João Pedro Brandão (s), José Luís Rego (s), José Pedro Coelho (s), Rui Teixeira (s), Paulo Perfeito (trb), , Daniel Dias (trb), Álvaro Pinto (trb), Gonçalo Dias (trb), Rogério Ribeiro (t), Susana Silva (t), Gileno Santana (t), José Silva (t), Nuno Ferreira (g), Demian Cabaud (ctb), Marcos Cavaleiro (bat) + João Farinha (f-r), André Nascimento (programações)
Teatro São Luiz (JI)
00:15
JazzPoll NRW – “Impressionado”
João Moreira (t), Hugo Read (sa), Wolfgang Schmidtke (ss), João Paulo Esteves da Silva (p), Robert Landfermann (ctb), Peter Weiss (bat)
Teatro São Luiz (JI)
01:00
Jam-Session
 
Sáb 2-Abr
Teatro São Luiz (JI)
14.00/ 19.50
Concertos com os Combos das Escolas de Jazz
 
Teatro São Luiz (TEMV)
15.00
Masterclass c/ Abe Rábade
 
Teatro São Luiz (Spot)
16.00 e 18.00
João Firmino + João Hasselberg
João Firmino (g), João Hasselberg (ctb)

Teatro São Luiz (TEMV)

17.00
Carlos Martins Trio

Carlos Martins (st, ss), Carlos Barretto (ctb), Alexandre Frazão (bat)

Teatro São Luiz (TEMV)

18.00
Jeffery Davis / Nuno Ferreira Quinteto

Jeffery Davis (vib), José Pedro Coelho (st), Nuno Ferreira (g), Demian Cabaud (ctb), Marcos Cavaleiro (bat)

Teatro São Luiz (TEMV)

19.00
Hugo Carvalhais “Nebulosa” c/ Emile Parisien

Émile Parisien (ss), Gabriel Pinto (p, sint), Hugo Carvalhais (ctb), Mário Costa (bat)

Teatro São Luiz (SP)
20.00
No Project

João Paulo Esteves da Silva (p), Nelson Cascais (ctb), João Lencastre (bat)

Teatro São Luiz (SP)
21.30
Joana Machado e Abe Rábade
“ Travessia dos Poetas – Rosapeixe”

Joana Machado (voz), Abe Rábade (p), Demian Cabaud (ctb), Bruno Pedroso (bat), João Moreira (t, flis), Jesus Santandreu (st), Ana Cláudia Serrão (celo)

Teatro São Luiz (SP)
23.00
L.U.M.E. – Lisbon Underground Music Ensemble

Marco Barroso (dir, p), Luís Cunha (trb), Eduardo Lála (trb), Pedro Canhoto (trb), João Almeida (t), João Moreira (t), Pedro Monteiro (t), Manuel Luís Cochofel (f), Paulo Gaspar (cl), Jorge Reis (ss), João Pedro Silva (sa), José Menezes (st), Elmano Coelho (sb), Miguel Amado (b-el), André Sousa Machado (bat)

Teatro São Luiz (JI)
00:15
Ensemble Escola de Jazz Luiz Villas-Boas / HCP – 2010

Joana Alegre (voz), Ricardo Toscano (sa), Miguel Amorim (p), Nuno Marinho (g), André Rosinha (ctb), Pedro Madeira (bat)

Teatro São Luiz (JI)
01:00
Jam-Session
 
Dom 3-Abr
Teatro São Luiz (JI)
14.00/ 19.10
Concertos com os Combos das Escolas de Jazz
 
Teatro São Luiz (TEMV)
15.00
Masterclass c/Kris Davis
 
Teatro São Luiz (Spot)
16.00 e 18.00
Duo - Guto Lucena + Luís Ruvina

Guto Lucena (st, f), Luís Ruvina (hamm)

Teatro São Luiz (TEMV)

17.00
Miguel Amado Group “This is Home”
João Moreira (t), André Fernandes (g), Ruben Alves (p), Miguel Amado (b-el), Vicky (bat)

Teatro São Luiz (TEMV)

18.00
TGB

Sérgio Carolino (tu), Mário Delgado (g), Alexandre Frazão (bat)

Teatro São Luiz (TEMV)

19.00
Rodrigo Amado Motion Trio

Rodrigo Amado (st), Miguel Mira (celo), Gabriel Ferrandini (bat)

Teatro São Luiz (SP)
20.00
Mário Laginha Trio «Mongrel»

Mário Laginha (p), Bernardo Moreira (ctb), Alexandre Frazão (bat)

Teatro São Luiz (SP)
21.30
Sara Serpa – “Mobile”
Sara Serpa (voz), André Matos (g), Kris Davis (p), Masa Kamaguchi (ctb), Tommy Crane (bat)
Teatro São Luiz (SP)
23.00
Nelson Cascais “The Golden Fish”

Matt Renzi (st), André Fernandes (g), Oscar Graça (p), Nelson Cascais (ctb), André Sousa Machado (bat)

Teatro São Luiz (JI)
00.00
Entrega dos Prémios
 
Teatro São Luiz (JI)
00:15
Ensemble ESMAE - 2010

Ricardo Formoso (t), Rui Freitas (vib), Mané (g), Fernando Rodrigues (p), Sérgio Tavares (ctb), Alex Coelho (bat)

Teatro São Luiz (JI)
01:00
Jam-Session
 

 

ESCOLAS DE MÚSICA  

Sáb 2 ABRIL
14h00 - Escola de Música da Academia Municipal das Artes da Nazaré
Paulo Santos - trompete
Rita Viola - sax alto
Gil Silva - trombone
Jorge Mota - piano
Tiago Silva - baixo
David Estrelinha - bateria
Professor: Adelino Mota

14h40 - Interartes – Escola de Musica e Tecnologia – Cascais
Ruben Almeida – piano
Pedro Batista – guitarra
Luís Lavajo - contrabaixo
Louis Portal - bateria
Professor: Jorge Lee

15h20 - Escola de Jazz Luiz Villas-Boas / HCP - Lisboa
Paulo Silva - voz
João Espadinha - guitarra
Clara Lai - piano
Romeu Tristão - contrabaixo
João Pereira - bateria
Jorge Oliveira - percussão
Professor: Bruno Santos

16h00 - Escola de Jazz do Barreiro

Hélder Vicente – trombone
Hugo Lima – guitarra
Eduardo Lopes – contrabaixo
André Neves - bateria
Professor: Francisco Abreu

16h40 - Escola de Jazz do Porto

Tânia Castro – voz
Luis Castro - voz, bombardino
João Caseiro – guitarra
Ricardo Moreira – piano
Daniel Gomes – contrabaixo
Daniel Tércio – bateria
Professor: Pedro Barreiros

17h20 - Associação Grémio das Músicas – Faro
Sandra Milagres – voz
João Miguel Cunha - viola de arco
Eveline Sakkers - sax barítono
Francisco Pinto – guitarra
Govert Sakkers - baixo eléctrico
Luís Leal – bateria
Professor: Zé Eduardo

18h00 - Escola de Música Valentim de Carvalho - Porto
Teresa Campos - voz
João Azeredo – sax alto
Ricardo Lapa – sax tenor
Pedro Teixeira – guitarra
Gonçalo Sarmento – baixo eléctrico
Pedro Alves – bateria
Professor: João Pedro Brandão

18h40 - Sítio dos Sons - Coimbra
Guilherme Pinto – guitarra
António Gois – guitarra
João Neves – piano
Ricardo Marques – baixo
Guilherme Melo - bateria
Professor: João Freitas

19h20 - Escola das Artes de Sines
Arantxa Joseph - voz
Daniel Pestana - sax tenor
Cristiana Cardoso – acordeão
Miguel Lourenço – guitarra
Jorge Mestre – contrabaixo
Pedro Sequeira – bateria
Professor: Vasco Agostinho

Dom 3 ABRIL
14h00 - Jazz Class Dámsom – Setúbal
Sandra Gonçalves – voz
Luís Nabeiro – sax alto
Paulo Costa – piano
Henrique Silva – baixo
Henrique Craveiro – bateria
Professores: Filipe Melo, Vasco Agostinho, Davide Fournier

14h40 - RIFF Escola de Música - Aveiro

Emanuel Ortet - guitarra
Narciso Soares - clarinete
José Pedro Soares - piano
Tiago Mourão - contrabaixo
Luís Fernandes - bateria
Professor: Fernando Rodrigues

15h20 Conservatório de Música da Jobra – Branca, Albergaria-a-Velha

Gabriel Neves – sax tenor
Bruno Ribeiro – vibrafone
Leonardo Outeiro – guitarra
João Pedro Bastos – piano
Fábio Rocha – contrabaixo
Gil Costa – bateria
Professor: João Martins

16h00 - Escola JBJazz – Lisboa
Ana Figueiredo - flauta
André Marques – sax tenor
Luís Gonçalves – guitarra
André Mão de Ferro – baixo eléctrico
Hugo Monteiro – bateria
Professor: Carlos Barretto

16h40 - ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo – Porto
Javi Pereiro – trompete
Andreia Santos – trombone
Felipe Villar – guitarra
Andreu Juanola – vibrafone
Pablo Reyes – piano
Manuel Brito – contrabaixo
Filipe Monteiro – bateria
Professor: Nuno Ferreira, Michael Lauren

17h20 - ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Diogo Duque – trompete
João Capinha – sax alto
Iuri Gaspar – piano
António Quintino – contrabaixo
Miguel Moreira - bateria
Professor: Nelson Cascais

18h00 - UE - Universidade de Évora
Jean Marc Charmier - trompete
Omar Hamido – sax alto
Francisco Andrade – sax tenor
Mauro Ribeiro - guitarra
Daahoud Abdul Alvarez – piano
José Luis Mulero – contrabaixo
Javi del Barco – bateria
Profesor: José Menezes

18h40 - Universidade Lusíada de Lisboa
João Manso – voz
Miguel Picciochi – guitarra
Diogo Santos - piano
André Ferreira – contrabaixo
Isaac Achega - bateria
Professor: Gonçalo Marques

 

 

 


Júri de Avaliação dos Combos e Instrumentistas das Escolas de Música

Paulo Barbosa
Tomás Pimentel
Emílio Robalo