Home

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

HISTÓRIAS DE JAZZ EM PORTUGAL
Um ciclo de António Curvelo e Manuel Jorge Veloso
16 + 16 conversas -  16 + 16 concertos — Janeiro 2014 / Maio
Coprodução:  HCP (Lisboa) e CCVF (Guimarães)2015

 

Ambicioso projecto de Manuel Jorge Veloso e António Curvelo, o Histórias de Jazz em Portugal deu a conhecer ao público algumas das histórias que fizeram o Jazz no passado recente das últimas quatro décadas. Ao longo de dezasseis sessões duplas, propôs-se entrevistar sessenta e quatro músicos com trinta e dois concertos entre o Hot Club e o Centro Cultural Vila Flor de Guimarães, num formato curioso: no primeiro dia de cada sessão era entrevistado um músico, a que se seguia um concerto por um combo saído de uma escola que interpretava música composta pelo entrevistado. No segundo, eram entrevistados três músicos em entrevistas mais curtas, a que se seguia um concerto da responsabilidade do músico entrevistado no primeiro dia.

As entrevistas continham sempre música gravada escolhida ora pelos entrevistados ora pelos entrevistadores, comentada pelos segundos, e no segundo dia de cada sessão, um dos temas das conversas versava a personalidade do dia anterior.

Os principais entrevistados foram figuras significantes do moderno Jazz nacional: Mário Laginha, Zé Eduardo, Mário Barreiros, Jorge Reis, Carlos Barretto, Bernardo Moreira, Maria João, Carlos Azevedo, André Fernandes, João Paulo, Carlos Bica, José Pedro Coelho, Gonçalo Moreira, Nelson Cascais, André Sousa Machado e Pedro Moreira e os concertos «carta branca» trouxeram também aos dois palcos um grande número de músicos.

Todas as sessões foram filmadas e emitidas em directo no site do Diário de Notícias.

O interesse das sessões variou bastante, pela história dos entrevistados, mas também pelos seus dotes de comunicação, e alguns concertos foram particularmente memoráveis. Por razões profissionais ou pessoais não tive oportunidade de assistir a um grande número de entrevistas e concertos, mas não gostaria de deixar de referir algumas e alguns de entre os que estive presente: as entrevistas de Mário Laginha, Zé Eduardo, Carlos Bica, Rodrigo Amado, André Sousa Machado, Ricardo Toscano e Pedro Moreira e os concertos «carta branca» de Zé Eduardo com João Paulo, de Carlos Bica com João Paulo e Jim Black, de André Sousa Machado com Mário Delgado, Rita Maria e Rão Kyao.

Mário Laginha
Conversador arrebatado, Mário Laginha revelou o mesmo entusiasmo na conversa com que compõe e toca. Laginha interrompe a música, gesticula, ri, oferecendo à plateia a alegria do músico que ama a música que faz. Falou de Keith Jarrett, a sua inspiração, o desporto que praticou na juventude, do amigo desaparecido, da vida e do Jazz.

Zé Eduardo
Irreverente e provocador, Zé Eduardo, espelha também nas conversas o mesmo conhecimento do Jazz e o mesmo entusiasmo com que toca.
Zé Eduardo falou dos velhos tempos do Hot, contou a história da construção da primeira escola de Jazz emPortugal (no Hot Club) e da geração de músicos que ajudou a formar, do convite para dirigir o Taller de Músics de Barcelona, do Jazz que respira. Um prazer e um divertimento!

Carlos Bica
Conversa animada; Carlos Bica contou de como se apaixonou pelo contrabaixo num dia em que entrou na Academia de Amadores de Música, de porque se mudou para Berlim, do gosto de viver no Alentejo junto ao mar, dos amigos com quem partilha o mesmo gosto pela música, entre o Jazz e a pop, entre a clássica e o fado...

André Sousa Machado
No tempo em que os bateristas de Jazz se contavam pelos dedos, já André Sousa Machado tocava no Hot. As histórias foram muitas desses tempos, dos amigos que se foram embora e dos que ficaram, das noitadas a aprender, das noitadas a tocar de borla, da dificuldade em vingar como músico de Jazz profissional, mas também do prazer de ver nascer novos músicos para o Jazz.

Pedro Moreira
A História de Pedro Moreira é uma verdadeira História de Família: tocando desde muito jovem com os irmãos, estreou-se com apenas 16 anos no meio dos anos 80 no Cascais Jazz como saxofonista do Moreiras Jazztet. A História continua depois pelos Estados Unidos onde estudou, depois Portugal onde foi director pedagógico da Escola do Hot Club e director da Escola Superior de Música de Lisboa, director da Big Band do Hot Club, e, enfim, é músico e compositor.

Ricardo Toscano
Apesar da juventude, Ricardo Toscano tem muitas histórias para contar, e numa delas relatou o pitoresco encontro com Wynton Marsalis em New York, e de como acabou em casa dele a tocar.

Rodrigo Amado
Na que acabou por ser a mais surpreendente das entrevistas a que assisti, Rodrigo Amado contestou o ensino do Jazz em Portugal, chamando a atenção para a necessidade de as escolas terem atenção às técnicas da «música improvisada».
Interpelado sobre um tema incluído num dos seus discos, onde Manuel Jorge Veloso divisava elementos de composição negada por Amado, ficámos a saber - pela boca do próprio - que o trecho referido era o resultado da colagem posterior de vários pedaços de improvisações diferentes que não tinham corrido bem. Perante o olhar abismado do entrevistador e da assistência, o saxofonista acrescentou que aquela não era uma prática corrente, e que a «técnica do corte» era apenas utilizada nalgumas gravações ao vivo, quando as improvisações se prolongavam excessivamente, sem interesse.
Ficámos pois a conhecer dois outros instrumentos dos (pelo menos de alguns) «improvisadores livres» em Portugal: a tesoura e o tubo de cola. Utilizados pelo menos quando se chega à fase de «encher chouriços». Esclarecedor!

Concertos «Carta Branca»
A oportunidade de realizar um concerto com «carta branca» terá sugerido a alguns músicos reuniões improváveis ou, enfim, adiadas pelas circunstâncias.

Zé Eduardo – João Paulo Esteves da Silva
Memorável foi o concerto de Zé Eduardo com João Paulo Esteves da Silva. João Paulo foi aluno de Zé Eduardo; ensino interrompido abruptamente pela mudança do professor para Barcelona. De acordo com a história contada, Zé Eduardo tinha dado algumas pautas para o jovem pianista estudar, e foi dessas pautas recuperadas que constou o grosso do repertório do concerto. Magnífico reencontro de dois músicos entusiasmados e inspirados, o contrabaixo desafiou o piano durante hora e meia num espectáculo encantatório.
Magnífico!

Carlos Bica – João Paulo – Jim Black
Carlos Bica é um amigo de longa data de João Paulo e a amizade de Jim Black com Bica, que começou por ser contruída no palco a partir de afinidades musicais, cedo transbordou para a vida, em encontros cortados pela intensa actividade do baterista – que se deslocou a Portugal de propósito para tocar na homenagem ao amigo.
A partir de algumas composições de Carlos Bica, o concerto trouxe-nos um Jim Black relativamente contido – devido a alguma melancolia das composições escolhidas e talvez também por não ter havido nenhum ensaio do trio – com João Paulo, algo excessivo nas teclas; sob a bonomia do contrabaixo de Carlos Bica.
Delicioso nos detalhes, o concerto foi verdadeiramente um encontro de amigos que trocam ideias que se vão construindo no palco.

André Sousa Machado – Rita Maria – Mário Delgado + Rão Kyao
Surpreendente foi o concerto da 15ª sessão das Histórias de Jazz.
Ao que sei, o trio (Machado, Rita Maria e Delgado) tinha-se ensaiado apenas uma vez num concerto alguns meses antes em Santo André, no Jazz Além Tejo, concerto a que não assisti.
Formação atípica de voz, guitarra e bateria, a singularidade prolongou-se pelo repertório bastante incomum no Jazz. A flauta de Rão Kyao, o primeiro grande saxofonista português, há muito a navegar noutras águas, acrescentou alguma mística oriental, mas revelou também que tocar Jazz é como andar de bicicleta: não esquece.
André Sousa Machado foi sempre o elemento aglutinador das referências e das personalidades, suportando a parafernália eléctrica de Mário Delgado, a flauta etno de Rão Kyao e a voz da jovem Rita Maria, que mais do que alguma vez do que lhe tinha visto revelou o potencial das grandes cantoras, mesmo se a juventude ainda a impede de ir mais longe. Mas surpreendentemente Rita Maria investe em paisagens desconhecidas, denotando técnica e capacidades vocais e uma generosidade tímbrica invulgares, arrisca-se a cantar «errado» (sem nunca deixar de «ouvir» os outros instrumentos), fazendo-se dela mesma a canção.
Projecto singular, que eu gostaria de ver encopntrar caminho, ofereceu-nos um dos momentos mais felizes do ciclo Histórias de Jazz em Portugal.

 

 

Sessão 01
8 JAN 2014 — 21:30 — CCVF (entrada livre) 
Café Concerto
Mário Laginha conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da ESMAE  (Porto)  toca Mário Laginha

9 JAN 2014 — 21:30 — CCVF (entrada paga)
Café Concerto
José Nogueira, Luís Cunha e Luís Figueiredo conversam com AC e MJV
Pequeno Auditório
Concerto:  “carta branca”a Mário Laginha
_______________________________________________________________________

Sessão 02
4 FEV 2014 — 21:30 — HCP (entrada livre)
Zé Eduardo conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da EJLVB  (Lisboa)  toca Zé Eduardo

5 FEV 2014 — 21:30 — HCP (entrada paga)
Bernardo Moreira (Binau), Claus Nymark e Mário Delgado conversam com AC e MJV
Concerto: “carta branca”a Zé Eduardo
_______________________________________________________________________

Sessão 03
12 MAR 2014 — 21:30 — CCVF (entrada livre) 
Café Concerto
Mário Barreiros conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo do Cons. Mús. de Coimbra toca Mário Barreiros

13 MAR 2014 — 21:30 — CCVF (entrada paga)
Café Concerto
Marcos Cavaleiro, Rodrigo Gonçalves e Rui Teixeira conversam com AC e MJV
Pequeno Auditório
Concerto:  “carta branca”a Mário Barreiros
_______________________________________________________________________

Sessão 04
8 ABR 2014 — 21:30 — HCP (entrada livre)
Jorge Reis conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da ESML  toca Jorge Reis

9 ABR 2014 — 21:30 — HCP (entrada paga)
João Capinha, João Lencastre e Paula Oliveira conversam com AC e MJV
Concerto:  “carta branca” a Jorge Reis
_______________________________________________________________________

Sessão 05
7 MAI 2014 — 21:30 — CCVF (entrada livre) 
Café Concerto
Carlos Barretto conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo do Cons. Mús. da Jobra (Albergaria-a-Velha) toca Carlos Barretto

8 MAI 2014 — 21:30 — CCVF (entrada paga)
Café Concerto
André Carvalho, Filipe Melo e Paulo Gil conversam com AC e MJV
Pequeno Auditório
Concerto:  “carta branca”a Carlos Barretto
_______________________________________________________________________

Sessão 06
3 JUN 2014 — 21:30 — HCP (entrada livre)
Bernardo Moreira conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da EJBJAZZ  (Lisboa)  toca Bernardo Moreira

4 JUN 2014 — 21:30 — HCP (entrada paga)
António Quintino, José Salgueiro e Óscar Graça conversam com AC e MJV
Concerto: “carta branca”a Bernardo Moreira
__________________________________________________________

Sessão 07
10 SET 2014 — 21:30 — CCVF (entrada livre) 
Café Concerto
Maria João conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo do Mestrado em Música  (Un. Aveiro)  toca Maria João

11 SET 2014 — 21:30 — CCVF (entrada paga)
Café Concerto
Alexandre Frazão, João Moreira e Marta Hugon conversam com AC e MJV
Pequeno Auditório
Concerto:  “carta branca”a Maria João
_______________________________________________________________________

Sessão 08
7 OUT 2014 — 21:30 — HCP (entrada livre)
Carlos Azevedo conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da Escola de Jazz do Barreiro toca Carlos Azevedo

8 OUT 2014 — 21:30 — HCP (entrada paga)
Desidério Lázaro, Hugo Alves e Paulo Perfeito conversam com AC e MJV
Concerto:  “carta branca”a Carlos Azevedo
_______________________________________________________________________

Sessão 09
4 NOV 2014 — 21:30 — CCVF (entrada livre) 
Café Concerto
André Fernandes conversa com AC e MJV
Concerto: — Combo da Ac. Val. de Carvalho (Porto) toca André Fernandes

5 NOV 2014 — 21:30 ­— CCVF (entrada paga)
Café Concerto
André Santos, Joel Silva e Susana Santos Silva conversam com AC e MJV
Pequeno Auditório
Concerto: “carta branca”a André Fernandes
__________________________________________________________

Sessão 10
10 NOV 2014 — 21:30 — CCVF (entrada livre) 
Café Concerto
João Paulo Esteves da Silva conversa com AC e MJV
Concerto: — Combo do CM da Jobra  (Albergaria-a-Velha)  toca João Paulo
Esteves da Silva

11 NOV 2014 — 21:30 ­— CCVF (entrada paga)
Café Concerto
Bruno Pedroso, Júlio Resende e Paulo Curado conversam com AC e MJV
Pequeno Auditório
Concerto: “carta branca”a João Paulo Esteves da Silva
__________________________________________________________

Sessão 11
9 DEZ 2014 — 21:30 — HCP (entrada livre)
Carlos Bica conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da Universidade Lusíada  (Lisboa)  toca Carlos Bica

10 DEZ 2014 — 21:30 — HCP (entrada paga)
Hugo Carvalhais, João Lobo e Rodrigo Amado conversam com AC e MJV
Concerto:  “carta branca”a Carlos Bica
_______________________________________________________________________

Sessão 12
7 JAN 2015 — 21:30 — CCVF (entrada livre) 
Café Concerto
José Pedro Coelho conversa com AC e MJV
Concerto: Combo da ESMAE  (Porto)  toca José Pedro Coelho

8 JAN 2015 — 21:30 ­— CCVF (entrada paga)
Café Concerto
Diogo Duque, Jeffery Davis e João Guimarães conversam com AC e MJV
Pequeno Auditório
Concerto: “carta branca” a José Pedro Coelho
__________________________________________________________

Sessão 13
3 FEV 2015 — 21:30 — HCP (entrada livre)
Gonçalo Moreira conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da Escola JBJAZZ  (Lisboa)  toca Gonçalo Moreira

4 FEV 2015 — 21:30 — HCP (entrada paga)
João Hasselberg, Nuno Ferreira e Pedro Guedes conversam com AC e MJV
Concerto:  “carta branca” a Gonçalo Moreira
_______________________________________________________________________

Sessão 14
4 MAR 2015 — 21:30 — CCVF (entrada livre) 
Café Concerto
Nelson Cascais conversa com AC e MJV
Concerto: Combo do Cons. Mús. do Porto toca Nelson Cascais

5 MAR 2015 — 21:30 ­— CCVF (entrada paga)
Café Concerto
Bruno Santos, Demian Cabaud e Gonçalo Marques conversam com AC e MJV
Pequeno Auditório
Concerto: “carta branca”a Nelson Cascais
__________________________________________________________

Sessão 15
7 ABR 2015 — 21:30 — HCP (entrada livre)
André Sousa Machado conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da Escola de Jazz do Barreiro toca André Sousa Machado

8 ABR 2015 — 21:30 — HCP (entrada paga)
Luís Candeias, Mário Franco e Tomás Pimentel conversam com AC e MJV
Concerto:  “carta branca”a André Sousa Machado
_______________________________________________________________________

Sessão 16
5 MAI 2015 — 21:30 — HCP (entrada livre)
Pedro Moreira conversa com AC e MJV
Concerto:  Combo da EJLVB  (Lisboa)  toca Pedro Moreira

6 MAI 2015 — 21:30 — HCP (entrada paga)
Afonso Pais, António José Barros Veloso e Ricardo Toscano conversam com AC e MJV
Concerto:  “carta branca” a Pedro Moreira
_______________________________________________________________________

O DN transmite em directo as sessões do Ciclo, que podem ser vistas e ouvidas (também posteriormente) aqui.