Home

 

Jazz im Goethe-Garten


2016

 

Definindo-se como uma «plataforma europeia de trocas, encontros e partilhas musicais, o Jazz im Goethe-Garten é um festival necessariamente diverso e irregular na programação.

Apenas assisti este ano a dois concertos: os representantes de França e de Itália.

 

Journal Intime
Journal Intime é uma formação atípica de trompete, saxofone baixo e trombone, que explora o repertório de Jimi Hendrix.
É sabido que Hendrix não era reconhecido enquanto compositor, mas como instrumentista, um dos mais (para mim o maior) importantes guitarristas de sempre do rock, mas cuja técnica e inspiração serviram de modelo para toda a música, Jazz incluído. Não será por isso de espantar que os Journal Intime não se tenham cingido ao repertório de Hendrix, procurando de outra forma trazer para o Goethe-Garten o seu espírito, até na translação da formação típica dos seus grupos de guitarra, baixo e bateria; onde o saxofone baixo cumpre naturalmente o grosso da marcação rítmica (o baixo e a bateria), e deixando aos trompete e saxofone a reinvenção do espírito da guitarra.
É claro que uma guitarra é um instrumento de características harmónicas distintas dos sopros (e o Hendrix era um génio) e o objectivo do grupo nem sempre foi conseguido. Mesmo se os Journal Intime se revelaram um trio de instrumentistas competentes, muitas das limitações da formação foram contornadas com pouco mais que exibicionismo e o esquema revelou-se esgotado ao fim de quinze minutos.

Gianluca Petrella & Giovanni Guidi
Outra coisa foi o concerto de Gianluca Petrella & Giovanni Guidi, dois músicos maiores do panorama Jazz italiano (e europeu).
Duas personalidades distintas, comungando de um mesmo universo musical, Petrella e Guidi fizeram um concerto descontraído, pleno de humor e sensibilidade, utilizando de forma engenhosa a adversidade dos instrumentos, o ataque, os timbres, o despojamento das formação.
Desafiante, estimulante, na despretensão dos propósitos, poucos concertos terão sido tão adequados ao fim de tarde no Goethe-Garten.

Data
Cidade
Local
Hora
Banda
Músicos

Ter 5
Julho

Lisboa Goethe-Institut 19.00 Clocks and Clouds Luís Vicente (t), Rodrigo Pinheiro (p), Hernâni Faustino (ctb), Gabriel Ferrandini (bat)
Qua 6
Julho
Lisboa Goethe-Institut 19.00 Sputnik Trio Ricardo Tejero (st, cl), Marco Serrato (ctb), Borja Díaz (bat)
Qui 7
Julho
Lisboa Goethe-Institut 19.00 Ambiq Max Loderbauer (sin), Claudio Puntin (cl, elec), Samuel Rohrer (bat, elec)
Sex 8
Julho
Lisboa Goethe-Institut 19.00 Hang em High Bond (2 string slide bass, kay bass, elec, voz) Lucien Dubuis (st, clb, clctb, voz) Alfred Vogel (bat, per, voz)
Ter 12
Julho
Lisboa Goethe-Institut 19.00 Jornal Intime Sylvain Bardiau (t), Frédéric Gastard (saxofone baixo), Matthias Mahler (trb)
Qua 13
Julho
Lisboa Goethe-Institut 19.00 Gianluca Petrella + Giovanni Guidi Gianluca Petrella (trb, efeitos, elec), Giovanni Guidi (p, f-r)
Qui 14
Julho
Lisboa Goethe-Institut 19.00 Georg Ruby + Michel Pilz Georg Ruby (p), Michel Pilz (clb)
Sex 15
Julho
Lisboa Goethe-Institut 19.00 Grid Mesh Willi Kellers (p), Andreas Willers (g-el, efeitos), Matthias Müller (trb), Frank Paul Shubert (sa, ss)