Home

 

 

Jazz no Parque - Serralves

 

 

 


2010

Vijay Iyer Trio
Votei Historicity (ver crítica de discos) um dos melhores discos do ano passado e considero o jovem Vijay Iyer um dos grandes pianistas do século. Dito isto, o concerto de Serralves não pôde deixar de me trazer alguma frustração, mesmo se não retirei nada ao disco ou às qualidades de Vijay enquanto pianista. Creio que o concerto foi perturbado pelo idílico local que é o Jardim de Serralves e pela excepcional tarde que levou a encher o ténis onde os concertos do Serralves em Festa se realizam. Ele foi perturbado pelo calor e pelo sol (que perturbaram também a minha, e creio que também do público, atenção), pelas crianças a correr pela plateia empoeirada, os espectadores sedentos que não paravam de passar à minha frente transportando copos de cerveja, os ousados fotógrafos dependurados em tudo o que era sítio entre árvores e candeeiros, e um som que nem sempre ofereceu o recorte que a música angulosa do trio merece.
E apesar disso, mesmo se o trio não conseguiu transmitir a densidade que Historicity comunica, este foi um excelente concerto.

Contact
O concerto de quinteto Contact (uma associação de luxo: Billy Hart, John Abercrombie, Dave Liebman, Drew Gress e Marc Copland) que apresentava o mais recente disco, Five Plus One, teve em Serralves o último concerto da digressão europeia. De certa forma o espectáculo padeceu dos mesmos males do concerto de Vijay Iyer, mas o facto tomou aqui menos relevância, dado o cariz menos exigente, do ponto de vista plástico; sem que daí se possa retirar algo da qualidade da música. Apenas ela nunca se exigiu inovadora ou impetuosa como essoutra; e pelo contrário nela se encontra uma bonomia aliada a cumplicidade que apenas é permitida a um grupo de velhos amigos.
Música calma e saborosa, mesmo se nada é realmente calmo para o saxofonista, onde a criatividade e energia servem de contraponto às texturas luxuriantes de Abercrombie-Gress ou Copland-Abercrombie, evidenciadas pela subtileza e sabedoria das formas arquitecturais da duplicidade Hart-Gress ou Hart-Gress-Copland.

JazzLogical esteve no Jazz no Parque a convite da Fundação Serralves.

Sáb 10-Jul
Porto
Serralves
18:00
Vijay Iyer Trio
Vijay Iyer (p), Stephan Crump (ctb), Marcus Gilmore (bat)
Sáb 17-Jul
18:00
Bernardo Sasseti Trio com Perico Sambeat
Bernardo Sasseti (p), Perico Sambeat (s), Carlos Barreto (ctb), Alexandre Frazão (bat)
Sáb 24-Jul
18:00
Contact
Dave Liebman(s), John Abercrombie (g), Marc Copland (p), Drew Gress (ctb), Billy Hart (bat)