Home

 

 

2009

A decorrer ao longo de quatro semanas, o Seixal Jazz regressou como o mais importante festival da Grande Lisboa. São vinte e quatro concertos, com sete grupos internacionais, a grande maioria dos quais gratuitos, a animação nocturna do Seixal Jazz Clube, exposições, venda de discos e objectos e ainda concertos didácticos nas escolas; o que dirá um pouco da ambição do festival.
Alguns dos concertos do Seixal Jazz foram partilhados com outros festivais e outras salas, o que é uma excelente forma de partilhar recursos; a seguir, sem complexos de «exclusivite».

Assisti a dois concertos do Seixal Jazz, o Joe Lovano US Five e o Kenny Werner Quartet.
Joe Lovano fez sem surpresas um grande concerto, como o CD Folk Art deixava antecipar. O UsFive é uma máquina bem oleada, onde tudo corre sem qualquer grão de areia. A complexidade dos arranjos esteve sempre evidente, mas pareceu-nos que o trabalho das duas baterias esteve ainda assim aquém das possibilidades, como não é visível (audível) no disco. Mas elas nunca se juntaram nem procuraram nem procuraram ganhar visibilidade no espectacular possível: elas são sempre parte da elaborada trama rítmica de que faz parte também o contrabaixo e em menor medida o piano. (melhor que no disco) A franzina Esperanza Spaulding esteve particularmente brilhante, demonstrando que a fama que vem granjeando é realmente merecida. As linhas do baixo são sempre claras mas luxuriantes e esteve bastante bem nos dois ou três solos que lhe foram reservados. Ela e Lovano acabaram por ser as figuras em destaque do concerto. Lovano estabeleceu-se ao longo das últimas duas décadas como um dos nomes maiores do saxofone contemporâneo e ele é tecnicamente insuperável. O concerto revelou uma influência paralela (ao saxofone mainstream) a Coltrane, a de Roland Kirk, que sempre tocava nalgumas peças – num exercício tomado como algo gratuito de exibicionismo -, dois saxofones em simultâneo (em Cascais chegou a tocar três instrumentos!). O instrumento que Lovano levou ao Seixal (que já toca em Folk Art), um saxofone soprano duplo, parece-me uma explícita homenagem ao saxofonista cego. Lovano parece procurar cada vez mais um som onde não é possível divisar Coltrane, e se há algo a observar na genialidade do seu fraseado é precisamente a ausência do calor que Trane transmite. Mas o último tema, saído de «Viva Caruso» levou a plateia ao rubro.

Menos bem esteve Kenny Werner, muito especial devido ao grupo, desequilibrado. O quarteto que Werner levou ao Seixal era, apesar dos méritos individuais, um grupo «fabricado»: Cindy Blackman, que esteve ainda assim bastante melhor que o ano passado aqui mesmo no Seixal, foi com frequência um objecto estranho, mas o desequilíbrio era motivado também pelo saxofonista, que oscilava entre um som à Jan Garbarek por vezes quase ambient, e Stan Getz. Dir-se-iam três grupos: o mais interessante, o sólido trio de Kenny Werner, eventualmente acrescido do saxofone; um segundo, garbarekiano, com o saxofonista como líder, e o terceiro onde o protagonismo era oferecido à vulcânica e bela Cindy Blackman. A artificialidade do grupo era notória, até pela necessidade das pautas… Alguns momentos com o pianista à frente dos destinos da banda não deixaram de fazer deste Kenny Werner 4tet alguma desilusão.

30 Outubro 2009

Sex 16-Out
Seixal
Cinema S. Vicente
21.30
Seixal Jazz
Adriana Miki
Adriana Miki (voz), Paulo Barros (p), Desidério Lázaro (s), Sérgio Crestana (b), Joel Silva (bat)
Sáb 17-Out
Seixal
Galeria de Exposições Augusto Cabrita
18.00
Carlos Barretto «Solo Pictórico»
CB (ctb)
 
 
 
 
 
 
 
Qua 21-Out
Seixal
Auditório Municipal
21.30
23.30

Seixal Jazz

Joe Lovano US Five
 JL (st, ss), Esperanza Spalding (ctb), James Weidman (p), Otis Brown III (bat), Francisco Mela (bat, per)
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00
Zé Eduardo Unit
Zé Eduardo (ctb), Jesus Santandreu (st), Bruno Pedroso (bat)
Qui 22-Out
Auditório Municipal
21.30
23.30
Kenny Werner Quartet
KW (p), Benjamin Koppel (s) Johannes Weidenmuller (ctb), Cindy Blackman (bat)
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00
Zé Eduardo Unit
Zé Eduardo (ctb), Jesus Santandreu (st), Bruno Pedroso (bat)
Sex 23-Out
Auditório Municipal
21.30
23.30
George Coligan Trio
George Colligan (p), Johannes Weidenmuller (ctb), Rudy Royston (bat)
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00
Blake Tartare
Michael Blake (st,ss, clb, kalimba), Soren Kjaergaard (p), Jonas Westergaard (ctb), Frands Rifbjerg (bat)
Sáb 24-Out
Auditório Municipal
21.30
23.30
Mingus Big Band
Tatum Greenblatt(t), Greg Gisbert (t), Avishai Cohen (t), Jason Marshall (sa), Craig Handy (sa), Seamus Blake (st, ss), Wayne Escoffery (st,ss), Scott Robinson (sb), Ku-umba Frank Lacy (trb), Conrad Herwig (trb), Earl McIntyre (trbb), Kenny Drew Jr. (p), Boris Kozlov (ctb), Donald Edwards (bat)
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00
Blake Tartare
Michael Blake (st,ss, clb, kalimba), Soren Kjaergaard (p), Jonas Westergaard (ctb), Frands Rifbjerg (bat)
 
 
 
 
 
 
 
Qui 29-Out
Seixal
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00

Seixal Jazz

Paula Sousa Quarteto
Paula Sousa (p), Afonso Pais (g), Nelson Cascais (ctb), Luís Candeias (bat)
Sex 30-Out
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00
Motif
Afle Nymo (s, cl), Mathias Eick (t), Havard Wiik (p), Ole Morten Vagan (ctb), Hakon Mjaset Johansen (bat)
Sáb 31-Out
Galeria de Exposições Augusto Cabrita
18.00
Carlos Barretto
CB (ctb), António Eustáquio (guitolão)
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00
Motif
Afle Nymo (s, cl), Mathias Eick (t), Havard Wiik (p), Ole Morten Vagan (ctb), Hakon Mjaset Johansen (bat)
Data
Cidade
Local
Hora
Organização
Banda
Músicos
Qui 5-Nov
Seixal
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00

Seixal Jazz

Júlio Resende Quarteto
Júlio Resende (piano), Desidério Lázaro (saxofone tenor e soprano), João Custódio (contrabaixo), Joel Silva (bateria)
Sex 6-Nov
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00
Sten Sandell Trio
Sten Sandell (piano), Johan Berthling (contrabaixo) e Paal Nilssen-Love (bateria)
Sáb 7-Nov
Galeria de Exposições Augusto Cabrita
18.00
Carlos Barretto Trio
CB (ctb), Mário Delgado (g), José Salgueiro (bat)
Seixal Jazz Clube - Mundet
23.00
Luís Lopes Humanization Quartet

Luís Lopes (g), Rodrigo Amado (st), Aaron González (ctb), Stefan González (bat)

No segundo ano depois do regresso, o Seixal Jazz parece querer discutir um lugar cimeiro entre os festivais de Jazz nacionais. Depois de uma primeira semana com dois concertos nacionais - a brasileira-nipo-portuguesa Adriana Miki e do Solo Pictórico de Carlos Barretto, concerto e exposição de pintura - chega o muito aguardado Joe Lovano US Five, já na quarta. Lovano fez um dos grandes discos do ano, numa formação original com dois bateristas, piano e a jovem Esperanza Spalding no contrabaixo (ver Joe Lovano na crítica de discos), e é isso que vamos ver e ouvir no Seixal.
Na quinta é a vez do excelente Kenny Werner, um grande pianista que merece toda a atenção. Werner vem ao Seixal Jazz em quarteto (trocando a voz pelo saxofone de Benjamin Koppel), com Cindy Blackman (que regressa ao Seixal) na bateria.
O trio de George Colligan que substitui Robert Glasper inicialmente agendado. Mas Colligan não é propriamente uma solução de recurso: ele possui uma vastíssima discografia com uma vintena de gravações em nome próprio e mais de cem colaborações integrando por exemplo a Mingus Big Band ou ao lado de Don Byron ou Mark Turner.
A Mingus Big Band chega enfim no sábado em todo o seu esplendor: catorze músicos, entre os quais Wayne Escoffery, Scott Robinson, Ku-umba Frank Lacy, Conrad Herwig, Boris Kozlov ou Donald Edwards.
O Seixal Jazz prolonga-se todas as noites (desta e das próximas duas semanas) pelo Seixal Jazz Clube instalado nos antigos refeitórios da Mundet com alguns dos mais importantes nomes da cena nacional, mas não só: Zé Eduardo Unit, Paula Sousa, Luis Lopes e Júlio Resende alternam com o imperdível Blake Tartare de Michael Blake, os Motif e o Sten Sandell Trio. Enfim, Carlos Barretto que inaugurou o festival e a exposição de pintura na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, toca também aí a 31 em duo com António Eustáquio e encerra a 7 de Novembro com o seu trio, com Mário Delgado e José Salgueiro.
Se os concertos de Joe Lovano, Kenny Werner, George Colligan, Mingus Big Band e Blake Tartare são imperdíveis, Seixal e o Seixal Jazz tem muitos motivos adicionais que justificam a deslocação. Mais música, pois claro, no Seixal Jazz Clube, mas também cultura, gastronomia e uns fins de dia magníficos à beira Tejo.
São dezoito concertos, workshops, exposições de pintura, fotografia, cartazes, feira do disco e outros acontecimentos a levar o Jazz ao concelho do Seixal por mais de três semanas, reafirmando o Seixal Jazz entre os grandes. Assim o público acompanhe.
18 de Outubro de 2009