Home

 

 

 

2016

 

Longe dos tempos em que o Seixal Jazz foi uma referência do Jazz nacional, o Seixal Jazz procura hoje recuperar algum do seu público e do seu prestígio, mas a dispersão por vários programadores não ajuda, prejudicando em personalidade e correndo o risco mesmo de não agradar a gregos nem a troianos. Não que a programação não possua interesse, mas ela dificilmente agradará a todos, e o conselho de JazzLogical aos seus leitores é prudência e informação.

Dino Saluzzi
O festival começa com um concerto que poderíamos situar na área do world jazz, com Dino Saluzzi, um bandoneonista argentino que cruza a música popular argentina (com relevância para o tango) e o Jazz. Músico popular, relativamente conhecido do público português, com vários discos editados na ECM, fará as delícias de algum público, mas não dos amantes do Jazz mainstream, e tampouco dos vanguardistas.

Mette Henriette
Nos antípodas da música popular fortemente melódica e ritmada de Saluzzi segue-se a saxofonista norueguesa Mette Henriette, que se estreou também na ECM no ano passado, e que se apresentará no Seixal em trio com uma música fria e contemplativa, plena de espaço e silêncio.

Colin Stetson
O terceiro dos concertos internacionais do Seixal Jazz acontecerá no último dia, a encerrar o festival, com Colin Stetson, um saxofonista que se apresentará a solo em palco. Mesmo considerando que se tratará de um músico versátil e virtuoso, este constitui a meu ver mais um erro de casting da programação do Seixal Jazz.
Não está em causa o seu valor (mesmo se eu não aprecio os caminhos que percorre, e mesmo e apesar da parafernália electrónica e elctroacústica de que se faz amiúde rodear e os efeitos com muito de espectáculo que a meu ver substituem a música que deveria lá estar), mas a sua programação como concerto de encerramento do festival. Assim eu esteja errado.

Ainda antes de Stetson o Seixal Jazz conta com três concertos de Jazz nacional, no que eu antecipo seja o melhor do festival, com três propostas diferentes, por músicos com provas dadas.

Gonçalo Marques Quinteto
O primeiro músico a apresentar-se no palco do Fórum Cultural do Seixal será Gonçalo Marques que tocará à frente de um Quinteto com dois saxofones que, pela formação, presumo deverá tocar repertório do (excelente) disco de 2015 – Cabeça de Nuvem –, no que antevejo, também pela formação, seja mesmo o mais estimulante concerto do festival. Ou não estivessem lá João Guimarães, José Pedro Coelho, Demian Cabaud e Marcus Cavaleiro, para além do que é um dos mais consistentes trompetistas nacionais, o líder, Gonçalo Marques.

Hugo Carvalhais Grand Valis
No dia seguinte tocará Hugo Carvalhais com «Grand Valis», também de 2015, contrabaixista e compositor que navega em águas menos ortodoxas, de modernidade e consistência a confirmar ao vivo, e que pela formação também (e pela presença do violinista francês Dominique Pifarelli – um histórico da vanguarda francesa, colaborador de, entre outros, Louis Sclavis, com quem tocou em Portugal por diversas vezes), se antevê um concerto menos acessível ao grande público.

Ricardo Toscano Quarteto
A dispensar apresentações é Ricardo Toscano, que à frente do seu quarteto deverá fazer o concerto mais aplaudido do festival. Com um repertório de standards que toca com um entusiasmo invulgar e sem complexos, os quatro jovens levarão ao palco do Seixal a verdade do Jazz.
E eu creio que uma programação acertada teria Ricardo Toscano para acabar o Seixal Jazz em festa.

 

Sex 21 Seixal Auditório Municipal do Fórum Cultural 22.00 Dino Saluzzi Dino Saluzzi (bdon, voz, f), José Maria Saluzzi (g), Félix "Cuchara" Saluzzi (st, cl), Matias Saluzzi (ctb), Ut Gandhi (bat, per)
Sáb 22 22.00 Mette Henriette Mette Henriette (st), Johan Lindvall (p), Katrine Schiott (celo)
Qua 26 22.00 Gonçalo Marques Quinteto Gonçalo Marques (t), João Guimarães (sa), José Pedro Coelho (st), Demian Cabaud (ctb), Marcus Cavaleiro (bat)
Qui 27 22.00 Hugo Carvalhais
«Grand Valis»
Hugo Carvalhais (ctb), Dominique Pifarély (v), Gabriel Pinto (tec), Mário Costa (per, elec)
Sex 28 22.00 Ricardo Toscano Quarteto Ricardo Toscano (s), João Pedro Coelho (p), Romeu Tristão (ctb), João Pereira (bat)
Sáb 29 22.00 Colin Stetson Colin Stetson (s)