Home

 

Festival de Jazz do Valado de Frades

 

Jazz no Valado 2016

 

Com uma programação inteiramente nacional e poucas leviandades, o Valado Jazz persiste no panorama nacional como um fenómeno de longevidade e consistência, e a programação de 2016 não fugiu à regra. Dois concertos de dixieland pelos DixieNaza Jazz Band, os standards de Cole Porter cantados por Cristina Branco acompanhada ao piano por João Paulo, o Jazz eléctrico dos Metamorphosis de Gileno Santana, os Mano a Mano, quarteto com duas guitarras em primeiro plano - os irmãos Santos, Bruno e André -, o grupo de fusão de Nanã Sousa Dias, o Jazz cerebral, contido de César Cardoso, e o Jazz incontido de Ricardo Toscano, constituíram o programa do Jazz no Valado, que já vai na 19.ª edição.
Atenção: 19 é um número a menos que 20! Aguarda-se festa rija em 2017!

Só assisti ao concerto de Nanã Sousa Dias, um saxofonista há muito retirado das lides.

 

Nanã Sousa Dias
Nanã Sousa Dias não desmente a influência de Michael Brecker, que se adivinha desde os primeiros acordes, na sonoridade volumosa do saxofone tenor e até nos temas - o concerto abriu com «African Skies», uma composição de Brecker.
O grupo revelou-se sempre muito coeso, numa fórmula de fusão assumida, com um guitarrista que é um discípulo de Pat Metheny (outro dos autores invocados), um baixista que se cola com frequência a Jaco Pastorius, um baterista impulsivo que prefere os binários e um pianista que, mesmo se destoa na fórmula, se revela sempre assertivo nas intervenções. Aliás, este é um dos poucos pianistas nacionais que parece ter sido capaz de se libertar do peso da formação clássica, acrescentando um peso nos dedos e uma fluidez no discurso que faz dele um dos mais interessantes pianistas da nova geração.
Para além do referido tema de Brecker, o grupo tocou um tema de Pat Metheny, «Song From Bilbao», dois de Joey Calderazzo, «Midnight Voyage» e «El Niño», e cinco outros saídos da pena de Sousa Dias, «Namib» – acid jazz, um blues, «Blues à Besta», «Nunca Mais Nem Menos», um outro de que não apanhei o nome e «Ponta de Sagres», já no encore.
Grupo muito sólido, com bons músicos, revelando um gosto e uma alegria em palco invulgares – e dir-se-ia que poderiam tocar toda a noite e, pelo entusiasmo que comunicavam, que o público os poderia ficar a ouvir toda a noite.
Foi um prazer assistir ao regresso de Nanã Sousa Dias.

Abril          
Ter 5 Nazaré
Centro Escolar da Nazaré
16.30 DixieNaza Jazz Band  
Qua 6 Valado dos Frades
Centro Escolar de
Valado dos Frades
16.30 DixieNaza Jazz Band  
Qui 7 Valado dos Frades
BIR
22.00 Cristina Branco, João Paulo Esteves da Silva
«Night Porter»
Cristina Branco (voz), João Paulo Esteves da Silva (p)
Sex 8 Valado dos Frades
BIR
22.00 Metamorphosis Gileno Santana (t), Sérgio Alves (tec), Pedro Peixe (g), Sérgio Marques (b), José Marrucho (bat)
Sáb 9 Valado dos Frades
BIR
22.00 Mano a Mano Bruno Santos (g), André Santos (g), António Quintino (ctb), Luís Candeias (bat)
Maio  
     

Qui 5

Valado dos Frades
BIR
22.00 Nanã Sousa Dias Quinteto Nanã Sousa Dias (s), Óscar Graça (p), João Rato (g), Nuno Oliveira (b), Alexandre Alves (bat)
Sex 6 Valado dos Frades
BIR
22.00 César Cardoso Quarteto César Cardoso (st), Bruno Santos (g), Demian Cabaud (ctb), André Sousa Machado (bat)
Sáb 7 Valado dos Frades
BIR
22.00 Ricardo Toscano Quarteto Ricardo Toscano (sa), João Pedro Coelho (p), Romeu Tristão (ctb), João Pereira (bat)
           

 

 

Jazz no Valado 2015

Com um orçamento relativamente modesto e uma programação inteiramente nacional, o Jazz no Valado é um festival por que nutro um carinho muito especial. As razões são várias e nem todas musicais, entre a amizade que me liga ao director, Adelino Mota - um empenhado divulgador de Jazz, professor, maestro, director da Big Band da Nazaré, entre outros misteres-, a simpatia da equipe que organiza o festival, e o entusiamo do público que se liga empaticamente aos músicos que passam pela BIR (Biblioteca de Instrução e Recreio do Valado dos Frades). Este entusiamo, alegria e amizade são também algumas das razões porque os músicos nacionais gostam de aí tocar, muitas vezes a troco de remunerações modestas, e a verdade é que pelo Valado tem passado o melhor do Jazz nacional, com frequência até em estreia absoluta.

O Jazz no Valado sofreu ao longo das suas dezoito edições (!) vários formatos, espalhando-se em 2015, seis concertos nas duas segundas semanas de Abril e Maio:

Carlos Martins Quarteto «Absence», dedicado à memória de Bernardo Sassetti que foi por vários anos o pianista do grupo de Carlos Martins, a abrir o festival, a 9 de Abril; Liftoff, um quarteto de vibrafone e piano, a 10; Jogo de Damas, um septeto de vozes mais secção rítmica, fechando os concertos de Abril, sábado 11; Funky Bones Factory, cinco trombones e sousafone mais secção rítmica, a 7 de Maio; um trio clássico de piano, o Paulo Bandeira Trio; e a Big Band do Município da Nazaré a encerrar o festival a 9 de Maio.

Carlos Martins Quarteto Absence
Tinha assistido à curta apresentação do disco de Carlos Martins, Absence, no São Jorge, em Lisboa, e tinha ouvido o disco, mas pareceu-me que numa e outra situação a banda se revelava excessivamente contida e tornava-se necessário ouvi-la mais rodada e em adequadas condições de palco e público, e o convite de Adelino Mota para assistir ao concerto de abertura do 18º Festival de Jazz Valado dos Frades (e a promessa de um jantar bem regado com os amigos) pareceu-me uma boa ideia.
Quarteto de veteranos, o grupo de Carlos Martins, com Mário Delgado na guitarra, Carlos Barretto no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria, fez valer-se da experiência para arrebatar a empolgada assitência. A voluptuosa bateria e a parafernália eléctrica de Mário Delgado em muito contribuiram para a espectularidade do concerto, retirando alguma da melancolia que atravessa o repertório de Absence, com Carlos Barretto superando-se nos graves; mas também Carlos Martins esteve portentoso, expondo-se no dramatismo das canções.
Foi um concerto, intenso, enérgico, extravasante da alegria (pela re-união do grupo) de tocar, do Jazz; o regresso do quarteto de Carlos Martins, e apesar de ensombrado pelo desaparecimento do amigo, um magnífico regresso.

Qui 9 Abril Valado dos Frades BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Carlos Martins Quarteto Carlos Martins (st), Mário Delgado (g), Carlos Barretto (ctb), Alexandre Frazão (bat)
Sex 10 Abril Valado dos Frades BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Liftoff Jeffery Davis (vib), Óscar Graça (p), Nelson Cascais (ctb), Alexandre Frazão (bat)
Sáb 11 Abril Valado dos Frades BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Jogo de Damas Barbara Francke (voz), Fátima Serro (voz), Carla Carvalho (voz), Sameiro Sequeira (voz), Paulo Gomes (p), Miguel Ângelo (ctb), Acácio Salero (bat)
Qui 7 Maio Valado dos Frades BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Funky Bones Factory Sérgio Carolino (sousa), Rúben da Luz (trb), Paulo Perfeito (trb), Daniel Dias (trb), Rui Bandeira (trbb), Miguel Moreira (g), Acácio Salero (bat)
Sex 8 Maio Valado dos Frades BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Paulo Bandeira Trio João Paulo Silva (p), Bernardo Moreira (ctb), Paulo Bandeira (bat)
Sáb 9 Maio Valado dos Frades BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Big Band do Município da Nazaré Adelino Mota (dir)
           

 


Jazz no Valado 2014

Sex 2 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
André Fernandes Quinteto Inês Sousa (voz), André Fernandes (g), Mário Laginha (p), Demian Cabaud (ctb), Alexandre Frazão (bat)
Sáb 3 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
Brainstorming André Murraças (st), João Barradas (aco), Gonçalo Neto (g), André Rosinha (ctb), Marcelo Araújo (bat)
Dom 4 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio
16.30
Combo do Município da Nazaré Paulo Santos (t), Rita Viola (s, voz), Gil Siva (trb), Jorge Mota (p), Tiago Silva (b), David Estrelinha (bat)
Combo da Academia de Música de Alcobaça / Escola Sec. D. Inês de Castro Evandro Capitão (t), Daniel Vinagre (s), João Mateus (g), Karolline Silva (p), Adriana Lisboa (b), João Gonçalves (bat)
Sex 6 Junho Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
O Quarteto do Olhar Ricardo Toscano (sa), Abe Rabade (p), Carlos Barretto (ctb), Mário Barreiros (bat)
Sáb 7 Junho Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
Mariana Norton
«10 sides of what I am»
Mariana Norton (voz), Bruno Santos (g), Óscar Graça (p), João Hasselberg (ctb), Luís Candeias (bat)
Dom 8 Junho Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio
16.30
Big Band Junior Claus Nymark (dir)
Sex 27 Junho Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
Quinteto de Hugo Trindade
«Départ»
Hugo Trindade (g), João Barradas (aco), Ruben da Luz (trb), Francesco Valente (ctyb, b-el), Vicky (bat)
Sáb 28 Junho Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
Joel Silva
«Geyser»
Diogo Duque (t), João Paulo Silva ,(p), António Quintino (ctb), Joel Silva (bat)

 


 

Jazz no Valado 2013

O Festival de Jazz do Valado dos Frades detém um capital de simpatia único entre os festivais nacionais, em grande medida consequência da popularidade de Adelino Mota, o seu director.
Figura incontornável do Jazz nacional, Adelino Mota multiplica-se em projectos como músico, como professor e como divulgador. A Big Band da Nazaré e o Jazz no Valado serão os seus projectos mais conhecidos, mas o seu trabalho como educador mereceria outro reconhecimento. De qualquer forma, alguns dos músicos de Jazz que por aí andam a dar cartas nasceram «das suas mãos».
A sede do festival localiza-se na Biblioteca de Instrução e Recreio do Valado dos Frades, embora ao longo dos anos ele se tenha também realizado noutros locais, e o festival recebeu desde sempre o carinho da Biblioteca, da Freguesia e da Câmara da Nazaré.
Ao longo dos anos também, o festival adoptou diversas fórmulas, fiel à quase exclusividade na programação de projectos nacionais. Este ano o Jazz no Valado estendeu-se ao longo de dois meses e dez concertos. A programação incluía projectos de Carlos Bica, João Capinha (um nazareno), Sérgio Carolino e Daniel Bernardes (ambos de Alcobaça), Sofia Ribeiro e Nelson Cascais, além de outros concertos de escolas de Jazz e um «concerto comentado».
Assisti ao último fim de semana do festival, o Daniel Bernardes Trio que apresentava «Nascem da Terra» e o Mingus Project de Nelson Cascais.

Daniel Bernardes Trio
A estreia de Daniel Bernardes, um natural da região, foi algo perturbada pela emoção, que não conseguiu ainda assim esconder os dotes do jovem pianista, que creio influenciado esteticamente pelos trabalhos mais recentes de Bernardo Sassetti. A procura de um som original esteve sempre em confronto com a matriz clássica da formação de Daniel Bernardes esteve sempre em evidência, acentuada pela participação de um violoncelo que toca em alguns temas do disco.
Uma boa estreia de um jovem talentoso.

The Mingus Project
O The Mingus Project pretende celebrar a música de um dos mais arrebatados músicos da História do Jazz, Charlie Mingus. A obra de Mingus tem sido objecto de atenção, tendo gerado vários projectos; alguns dos quais passaram por Portugal.
Em Portugal no entanto a música de Mingus é raramente tocada, e em boa hora pois surge este projecto do também compositor, líder e contrabaixista Nelson Cascais.
O grupo que se apresentou no Valado não é a formação habitual do projecto, integrando o seguro, mas eu diria menos fogoso (que Diogo Duque), João Moreira.
Mas eu diria que também Nelson Cascais evitou mimetizar a personalidade temperamental de Charlie Mingus, o que até pode ser considerado avisado, mas um pouco mais de expansão (fogosidade) não lhe ficaria mal.
O concerto cingiu-se, e bem, ao repertório de Charles Mingus, com evidência para Goodbye Pork Pie Hat (dedicado a Lester Young) ou Fable of Faubus, uma diatribe ao senador do Arkansas Orval E. Fabus que defendia a separação entre as raças.
Bom concerto, bastante aplaudido.

Sex 3 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Daerr - Bica - Stick Carsten Daerr (p), Carlos Bica (ctb), Hanno Stick (bat)
Sáb 4 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 J. C. Project João Capinha (s, f), Paulo Santo (vib), Sérgio Rodrigues (p), Francisco Brito (ctb), Vasco Furtado (bat)
Dom 5 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 16.30
Combo da Academia Municipal das Artes da Nazaré  
Combo do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da AMA/ESDICA, Alcobaça  
Ensemble de Jazz do Conservatório de Música da JOBRA  
Sex 31 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 TUBAB Quarteto Sérgio Carolino (dir, tu), Mário Marques (s),Ruben Santos (trb), Jorge Queijo (bat, per), Alexandre Frazão (bat, per)
Sáb 1-Jun Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Sofia Ribeiro «AR»

Sofia Ribeiro (voz), Juan Andrés Ospina (p),Petros Klampanis (ctb), Marcelo Woloski (per)

Dom 2 Junho Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 16.30 «Aprende-se a ouvir Jazz?»
(concerto comentado)

Adelino Mota (autor e comentador), Joaquim Pequicho (s), Márcio Silvério (g), Tiago Lopes (b), Vitor Copa (bat)

Sex 28 Junho Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Daniel Bernardes Trio «Nascem da Terra»

Daniel Bernardes (p), António Quintino (ctb), Joel Silva (bat)

Sáb 29 Junho Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 The Mingus Project

João Moreira (t),Ricardo Toscano (sa), Victor Zamora (p), Nelson Cascais (ctb),Vasco Furtado (bat)


Jazz no Valado 2012

Sex 4 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Mário Laginha Trio “Mongrel”

Mário Laginha (p), Bernardo Moreira (ctb), Alexandre Frazão (bat)

Sáb 5 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Tahina Rahary Malagasy Roots
Tahina Rahary (g), José Menezes (s), Francisco Santos (ctb, b), Time Chernov (bat)
Dom 6 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00

Combo da Academia Municipal das Artes da Nazaré

         
Sex 11 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Manuel Beleza Terceto - "Para além de mim..."
Manuel Beleza (hamm), Mário Santos (st, ss), Mário Barreiros (bat)
Sáb 12 Maio Valado dos Frades Biblioteca de Instrução e Recreio 22.00 Joana Rios – 3 Desejos

Joana Rios (voz, p), Filipe Raposo (p, f-r), António Quintino (ctb), Alexandre Frazão (bat)


 

Jazz no Valado 2011

Sex 8-Abr
Valado dos Frades
Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
Bernardo Sassetti Trio «Motion»
Bernardo Sassetti (p), Carlos Barretto (ctb), Alexandre Frazão (bat)
Sáb 9-Abr
22.00
Melo/Santos Quartet
Felipe Melo (p), Bruno Santos (g), Bernardo Moreira (ctb), Bruno Pedroso (bat)
Dom 10-Abr
16.30
Combo da Academia Municipal das Artes da Nazaré
Rita Viola (sa, voz), Paulo Santos (t), Gil Silva (trb), Jorge Mota (p), Tiago Silva (b), David Estrelinha (bat)
Combo da Escola de Jazz do Porto
Tânia Castro (voz), Luis Castro (voz, bom), João Caseiro (g), Ricardo Moreira (p), Daniel Gomes (ctb), Daniel Tércio (bat)
Qui 14-Abr
22.00
Miguel Amado Group - "This is Home"
Miguel Amado (b, ctb), João Moreira (t), André Fernandes (g), Ruben Alves (p, f-r), Vicky (bat)
Sex 15-Abr
22.00
Susana Santos Silva Quinteto

Susana Santos Silva (t, flis), Zé Pedro Coelho (st), André Fernandes (g), Demian Cabaud (ctb), Marcos Cavaleiro (bat)

Sáb 16-Abr
22.00
Maria João & As Aventuras das Abelhas
Maria João (voz), João Farinha (f-r, elec), André Nascimento (programações)

 

13.º Festival de Jazz de Valado dos Frades 2010

Sex 7-Mai
Valado dos Frades
Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
Post Card

Mário Marques (s), Ruben Santos (trb), Sérgio Carolino (sousa), Michael Lauren (bat)

Sáb 8-Mai
22.00
Septeto do Hot Club de Portugal

João Moreira (t), Pedro Moreira (st), Claus Nymark (trb), Bruno Santos (g, dir), Rodrigo Gonçalves (p), Bernardo Moreira (ctb), André Sousa Machado (bat)

Dom 9-Mai
16.30
Big Band da Nazaré

Joaquim Pequicho (sa, ss), João Capinha (sa, ss), André Murraças (st), Wilson Ferreira (st), Pedro Morais (sb), Vítor Guerreiro (t), Margarida Louro (t), Luís Guerreiro (t), André Venâncio (t), Reinold Vrielink (trb), Élio Fróis (trb), Luís Pires (trb), Fábio Matias (trb), Gonçalo Justino (g), Ricardo Caldeira (p), Gonçalo Leonardo (ctb), Bruno Monteiro (bat), Júlia Valentim (voz), Adelino Mota (dir)

Sex 14-Mai
22.00
GS Quartet

Gileno Santana (t), Joaquim Rodrigues (p), José Carlos (ctb), Mário Costa (bat)

Sáb 15-Mai
22.00
Flajazzados

Alexandre Andrade (t), Omar Hamido (sa), Francisco Andrade (st), Pedro Gil (g), Marco Martins (b), Sónia Cabrita (bat), Zé Eduardo (p, dir), Vitor Reia-Batista (textos, narração)

Dom 16-Mai
16.30
Ensemble Escola Luiz Villas-Boas / Hot Clube

Joana Alegre (voz), Ricardo Toscano (sa), Nuno Marinho (g), Miguel Amorim (p), André Rosinha (ctb), Pedro Madeira (bat)

Sex 21-Mai
22.00
Unsung Cats

Ivan Silvestre (sax), Nuno Ferreira (g), João Custódio (ctb), Joel Silva (bat)

Sáb 22-Mai
22.00
Maria Anadon Latin Quartet

Maria Anadon (voz), Victor Zamora (p), Nelson Cascais (ctb), Marcelo Araújo (bat)


 

2009 12.º Festival de Jazz de Valado dos Frades
Qui 7-Mai
Valado dos Frades
Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
12.º Festival de Jazz de Valado dos Frades
Quinteto de Carlos Martins «Água»

Carlos Martins (s), Bernardo Sassetti (p), André Fernandes (g), Nelson Cascais (ctb), Alexandre Frazão (bat)

Sex 8-Mai
22.00
Fefer, Barretto e Eisenstadt
Avram Fefer (st, clb), Carlos Barretto (ctb), Harris Eisenstadt (bat)
Sáb 9-Mai
22.00
Quarteto de Desidério Lázaro
Desidério Lázaro (s), João Firmino (g), João Hasselberg (ctb), Artis Orubs (bat)
Dom 10-Mai
17.00
Mê Quintete
DixieNaza Jazz Band
Qui 14-Mai
Valado dos Frades
Biblioteca de Instrução e Recreio
22.00
12.º Festival de Jazz de Valado dos Frades
Quarteto de Júlio Resende
Júlio Resende (p), Perico Sambeat (sa), Masa Kamaguchi (ctb), João Lobo (bat)
Sex 15-Mai
22.00
Quinteto de Paulo Gomes com Eric Vloeimans

Paulo Gomes (p), Eric Vloeimans (t), Jesus Santandreu (s, cl), Pedro Barreiros (ctb), Leandro Leonet (bat)

Sáb 16-Mai
22.00
Paulo Gaspar and Friends «Tributo a Benny Goodman»
Paulo Gaspar (cl), Jeffery Davis (vib), Óscar Graça (p), Eduardo Lopes (bat)

 


Valado 2008

Qui 10-Abr Valado dos Frades
Biblioteca Instrução e Recreio
22.00
Quinteto de Jazz de Lisboa Zé Carvalho (voz), Náná Sousa Dias (s), Emílio Robalo (p), Paulo Neves (ctb), Paleka (bat)
Sex 11-Abr
22.00
Miguel Martins “Kaleidoscópio” Miguel Martins (g), Carlos Barretto (ctb), José Salgueiro (bat)
Sáb 12-Abr
22.00
Carlos Bica & Convidados CB (ctb), Mário Delgado (g), João Paulo Esteves da Silva (p), José Salgueiro (bat)
Dom 13-Abr
22.00
Combos de Escolas Combo da AMA (Academia Municipal das Artes) Nazaré - Susana Gomes (voz), João Capinha (sa), Márcio Silvério (g), Tiago Lopes (b), Vítor Copa (bat)
Qui 17-Abr
22.00
European Tuba Trio & Big Band da E.S.M.A.E.
Anthony Caillet (eu), Sergio Carolino (tu), François Thuillier (tu), Paulo Perfeito (dir)
Sex 18-Abr
22.00
Doris Cales Quartet
DC (voz), Nacho Pérez (g), Paco Charlin (ctb), Juanma Barroso (bat)
Sáb 19-Abr
22.00
Triphasic Llibert Fortuny (s), Gary Willis (ctb), David Gómez (bat)

Mais informação em

http://www.jazzvalado.net/


Valado dos Frades 2007

Qui 12-Abr Valado dos Frades Clube R.D.Valadense  22.00 10.º Festival de Jazz Valado dos Frades Paco Charlín e The Ultimate Jazz Earth-tet - Virxilio da Silva (g), Iago Vazquez (p), PC (ctb), Max Gómez (bat)
Sex 13-Abr Valado dos Frades Clube R.D.Valadense  22.00 10.º Festival de Jazz Valado dos Frades Carlos Azevedo Quarteto - CA (p), Frank Vaganée (s), Demian Cabaud (ctb), Marcos Cavaleiro (bat)
Sáb 14-Abr Valado dos Frades Clube R.D.Valadense  22.00 10.º Festival de Jazz Valado dos Frades Trupe Vocal - Fátima Serro, Kiko, Maria João Mendes (voz), Paulo Gomes (p), Hugo Carvalhais (ctb), Leandro Leonet (bat)
Dom 15-Abr Valado dos Frades Clube R.D.Valadense 17.00 10.º Festival de Jazz Valado dos Frades Combos de Escolas -
" Os Meninos da Naza" - Pedro Morais (sa), Manuel Coelho (st), Márcio Silvério (g), Ricardo Caldeira (p), Tiago Lopes (b), Vitor Copa (bat)
" Naza Jazz Combo” - João Capinha (sa), André Murraças (st), Gonçalo Justino (g), Tiago Lopes (b), Bruno Monteiro (bat)
Qua 18-Abr Valado dos Frades Clube R.D.Valadense 22.00 10.º Festival de Jazz Valado dos Frades Desbundixie "Kick'n Blow"- Manuel Sousa (t), Flávio Cardoso (cl), César Cardoso (st), Ricardo Carreira (trb), Pedro Santos (bj), Daniel Marques (tub), João Maneta (bat)
Qui 19-Abr Valado dos Frades Clube R.D.Valadense 22.00 10.º Festival de Jazz Valado dos Frades Lisbon Improvisation Players feat. Dennis González - Rodrigo Amado (s), DG (t), Zé Eduardo (ctb), Bruno Pedroso (bat)
Sex 20-Abr Valado dos Frades Clube R.D.Valadense 22.00 10.º Festival de Jazz Valado dos Frades Mário Franco Quintet e David Binney - “This Life” - David Binney (sa), André Fernandes (g), João Paulo (p, Rhodes), MF (ctb), João Lencastre (bat)
Sáb 21-Abr Valado dos Frades Clube R.D.Valadense 22.00 10.º Festival de Jazz Valado dos Frades Audible Architecture - Luís Guerreiro (t), Hugo Trindade (g), Aurélien Vieira Lino (p, sint), Eddy Cabral (b-el), Marc Jung (bat)

 


Valado dos Frades 2006

Esta semana

O destaque vai para o 9.º Festival de Jazz de Valado dos Frades.

À Estardalhaço Brass Band, de que falo noutro texto, caberá a honra de abertura do Festival do Valado. Pouco haverá a acrescentar ao que já escrevi. Apenas direi que esta é uma verdadeira abertura em festa de qualquer festival. Nenhum valadense ousará faltar a tal acontecimento. Mas eles já sabem o que o director Adelino Mota é capaz de lhes oferecer. E para quem não sabe o que é um festival a sério, generoso, com alegria e com público, participado, a deslocação ao Valado é fundamental. Na sexta a tropicalidade desloca-se ao Valado pela mão e voz do Trio de Afonso Pais com Edu Lobo (que no sábado tocam na Culturgest, em Lisboa) e no sábado é a vez da "Tribology" de Rodrigo Gonçalves. Para a semana saúda-se o regresso de Tomás Pimentel à frente de um combo de notáveis, o quarteto de Marta Hugon e um grupo que dá pelo nome original de "Cuidado com o Bobi".

Apresentação do Valado de Frades 2006

in Agenda Jazz (newsletter), 20 de Abril de 2006