Ambrose Akinmusire
When The Heart Emerges Glistening
CD Blue Note 2011

Ambrose Akinmusire (t, voz)
Walter Smith III (st)
Gerald Clayton (p, f-r)
Harish Raghavan (ctb)
Justin Brown (bat)
+
Jason Moran (p, f-r)

Ambrose Akinmusire é um absoluto virtuoso do trompete. Akinmusire distingue-se não apenas pela capacidade de fazer tudo com o trompete, mas por possuir um som distinto, personalidade: ele cultiva um som opulento, próximo do flugel, com um ataque poderoso, algo aveludado.
Mas acima de tudo o que este disco revela é a maturidade de Akinmusire como compositor: cada tema de When The Heart Emerges Glistening conta uma história, que o nome por vezes desvenda, como será o caso de “My Name Is Oscar”, que se refere ao jovem Oscar Grant assassinado por um polícia, ou a “The Walls of Lechuguilla”, a propósito das estranhas formações geológicas das grutas mexicanas de Lechuguilla; mas outros temas terão eventualmente nomes mais enigmáticos ou bizarros.

Uma audição atenta revelará uma rara atenção pelos detalhes e um saber harmónico incomum. A acrescentar a isso haverá a banda, composta de músicos superlativos que se conhecem desde os bancos da escola e que partilham gostos e histórias e uma mesma música: o Jazz. Um disco perfeito, em suma.