Big Band da Nazaré
and Best Friends
CD
Lusitanus 2012
A Big Band da Nazaré é uma das poucas orquestras de Jazz nacionais. Sustentada pelo município da Nazaré, ela é o produto da carolice do maestro Adelino Mota.
A perseverança de Adelino Mota tem permitido colocar a Nazaré e o Valado dos Frades (pequena localidade perto da Nazaré) no mapa: o Festival de Jazz do Valado dos Frades vai já na 16ª edição, com uma programação que privilegia o Jazz português, e é também da sua actividade como professor e animador – entre o Valado e a Nazaré - que têm saído músicos que hoje dão cartas, e de onde sai esta orquestra. A história da Big Band da Nazaré é pois apenas uma pequena parte da história de Adelino Mota no Jazz, e a prova de como um único indivíduo pode fazer História.
Vale a pena dizer que o Festival de Jazz do Valado dos Frades mantém um público que faz inveja a muitos festivais e concertos das grandes cidades!
A Big Band da Nazaré tem uma actividade irregular, com eclipses, o que é compreensível dado o panorama Jazz nacional, agravado pelos condicionantes de orquestra periférica.
Mas de tempos a tempos ouve-se falar da orquestra: ora porque dá um concerto aqui ou ali, ora porque gravou um disco, como aconteceu agora.
Gravado ao vivo no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha no final de 2012, o CD Best Friends foi apresentado no Hot, já em Dezembro.
O sugestivo nome tem razão de ser: pelo palco do CCC das Caldas, e perante uma plateia repleta e entusiasmada, passaram nada menos de 25(!) músicos, 25 amigos que a música (e sabe-se lá que aventuras) reuniram.
O reportório nem sempre terá sido muito ortodoxo, mas a verdade é que a orquestra também nunca foi muito ortodoxa: entre o tema de «The Simpsons» e dois temas de Stevie Wonder, cruzados com um curioso arranjo de «St. Thomas» (Sonny Rollins) ou um «Afro Blue» de Mongo Santamaria, ou ainda um tema de João Capinha (um ex-aluno de Adelino Mota), «The 13th of the Magical 7», e um cheirinho a ska do amigo Sergio Carolino («Alice in Ska Land»), é possível discernir um gosto muito forte ao soul e à música pop negra que são bastante da personalidade da orquestra.
Enérgico, alegre e contagiante, Best Friends da Big Band da Nazaré é pouco mais que o registo de uma música que existe para divertir. De músicos que tocam para se divertir e que gostam de comunicar aos outros a sua alegria. Música feliz, saborosa, despretensiosa (como andamos a precisar para combater o fado que nos persegue)
Adelino Mota (dir)
Alberto Valongo (g 3, 7, 8)
André Murraças (st)
André Ramalhais (trb)
André Venâncio (t)
Bruno Monteiro (bat)
Élio Fróis (trb)
Fábio Matias (trbb)
Gonçalo Justino (g)
Gonçalo Leonardo (ctb 4, 5, 9, 10, 11)
João Capinha (st, ss)
Joana Rios (voz 9, 10, 11)
Joaquim Pequicho (sa)
Júlia Valentim (voz 4, 5, 13, 14)
Luís Guerreiro (t)
Margarida Louro (t)
Nuno Mendes (sa)
Pedro Morais (sb)
Ricardo Caldeira (p)
Ricardo Cipriano (sa)
Rui Correia (trb)
Tiago Lopes (b-el)
Tó-Zé Morais (t, flis)
Vítor Guerreiro (t)
Wilson Ferreira (st)