Home

 

 

 

 

 

Brad Mehldau
Highway River
CD
Nonesuch 2010

 

 

Logo no início das liner notes do disco, Brad Mehldau explica o conceito que assistiu á construção das composições em "Highway Rider”: todas as melodias seriam compostas de duas partes - uma declaração e uma resposta – ligadas por um desejo de unidade, e que assumiriam por vezes a forma de oposição ora de continuidade, que forneceria a tensão harmónica à composição. Creio ter percebido a ideia geral, que é interessante, embora me pareça que possa resultar algo artificial, dado que algumas composições poderão necessitar de mais do que duas divisões, ora outras não necessitariam nenhuma, enquanto outras podem encontrar a tensão harmónica na própria estrutura molecular. Mas realmente todas as composições de "Highway Rider” parecem possuir um ponto de viragem que antecede um segundo andamento.

Não tenho nenhuma observação a esta forma de construir as composições e ela será por certo uma forma válida. A minha observação reside principalmente na introdução da orquestra pesadona que oferece um tom xaroposo a metade das composições do CD duplo, que faz esquecer qualquer teoria, por sedutora que possa parecer.

Realmente Mehldau utiliza por vezes a orquestra como contraponto ao universo acústico do seu trio de piano, acrescido quase sempre do saxofone de Joshua Redman e de um baterista suplementar, Matt Chamberlain. Mas com frequência também Mehldau estraga literalmente as melodias com os arranjos despropositados e pretensiosos. Quando a orquestra não toca, a música soa bem, com nota de relevo para o saxofone, embora não estejamos perante os melhores momentos do pianista: Brad Mehldau terá provavelmente investido demasiado nos arranjos apócrifos e de menos na improvisação e na construção das harmonias luminosas que fizeram a sua glória.

"Highway Rider” é um disco desequilibrado, com momentos interessantes e alguns outros pastosos e a classificação que resulta de uma média entre 4 e 2 não retrata o disco.

Joshua Redman (st, ss, palmas)
Brad Mehldau (piano, 'pump organ', Yamaha CS-80, 'orchestral bells', palmas)
Larry Grenadier (ctb, palmas)
Jeff Ballard (bat, per, palmas)
Matt Chamberlain (bat, palmas)
Orquestra:
Dan Coleman (dir)
Membros do grupo + 'The Fleurettes' (voz)

(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #5)