Carlo De Rosa's Cross-Fade
Brain Dance
CD
Cuneiform 2011
Brain Dance é o álbum de estreia de Carlo De Rosa, um contrabaixista que se tinha mantido até agora numa relativa penumbra, apesar de um interessante percurso como sideman de inúmeros músicos de primeiro plano e ter tocado ao lado de praticamente toda a gente em New York, de todas as correntes e estilos, entre o mais tradicional à vanguarda e mesmo para além, entre a pop e alguma folk-étnica. Se mais não fosse, Brain Dance revela também a pujança da cena nova-iorquina, onde grandes músicos podem ironicamente permanecer na obscuridade durante anos.
Para Brain Dance De Rosa convocou três jovens turcos que são à partida o garante do elevado nível da música do grupo: Mark Shim, Justin Brown e Vijay Iyer. O disco é constituído por sete originais de uma linha que poderíamos definir algo abusivamente de neo-hardbop, mas será evidente que Carlo de Rosa é uma personalidade onde confluem inúmeros universos.
Num grupo onde todos os músicos possuem um elevado nível técnico, e que sempre funciona realmente como um colectivo, eu destacaria o impulsivo saxofone de Mark Shim que tem uma prestação elevadíssima ao longo de todo o disco. A estrela Vijay Iyer não deixa os seus créditos por mãos alheias, melhor no piano que no fender-rhodes, e o muito requisitado Justin Brown completa o grupo de convidados com uma marcação que tem tanto de subtil quanto de calorosa. O líder reserva-se para si mesmo algum protagonismo, com intervenções assertivas.
Brain Dance é um disco que revela um contrabaixista compositor-líder muito interessante, a ouvir com urgência.
Mark Shim (st)
Vijay Iyer (p, f-r)
Carlo De Rosa (ctb)
Justin Brown (bat)
(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #14)