Christian Scott
Yesterday You Said Tomorrow
CD Concord 2010
Christian Scott tem-se feito notar como instrumentista de excepção, mas também pela pesquisa de novos materiais para o Jazz. Em “Yesterday You Said Tomorrow” essa procura parece encontrar-se entre o Jazz e a pop, ao invocar logo no segundo tema – “Eraser” - os Radiohead, mas também o Miles mais pop de “You’re Under Arrest” em “Isadora” ou “The Last Broken Heart”; mas visível também no próprio timbre do trompete com surdina, cada vez mais “milesiano”.
A outra marca do disco é a intenção política (talvez algo pretensiosa) que está por detrás das composições, que associa às causas anti-racismo, gay ou pró-aborto. De boas intenções está o inferno cheio e o jovem Christian Scott nem sempre consegue convencer naquilo – no que se refere ao estritamente musical e à política – onde procura afirmar a sua voz.
Enfim, apesar das observações, “Yesterday You Said Tomorrow” é um disco forte, que se ouve com agrado, onde se destacam pela positiva ele mesmo no trompete e o guitarrista Matthew Stevens, que é também co-autor de dois temas.
Christian Scott (t)
Matthew Stevens (g)
Milton Fletcher, Jr. (p)
Kritopher Keith Funn (ctb)
Jamire Williams (bat
(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #4)