Home

 

 

 

 

 

Demian Cabaud
Ruínas
CD
TOAP 2010

 

 

Demian Cabaud é um dos nossos (enfim, adoptado, já que ele é de origem argentina – ou teremos sido nós os adoptados?) melhores contrabaixistas, que se vem tornando nos últimos tempos "pau para toda a obra", mercê da sua proficiência e versatilidade. O seu nome aparece associado aos mais diversos projectos, mas creio que este é o seu segundo CD, depois de Naranja, de 2008.

Ruínas apresenta o Demian Cabaud compositor, mesmo se apenas cinco das doze composições lhe pertencem e outras cinco do colectivo. É óbvio o desejo de rotura com as formas composicionais do mainstream nacional, representada até nos cinco "momentos improvisados" e expressa com mais convicção em “Ruínas” (o tema título, com André Fernandes na guitarra), mas a verdade é que as boas ideias parecem surgir-lhe à mesma velocidade em que se esvaem, ao mesmo tempo que a música surge sempre contida e melancólica.

Falta alguma consistência a Ruínas, e muito em especial nos momentos improvisados onde os saxofonistas parecem com frequência perdidos. Inexperiência dos solistas ou insipiência de escrita, creio que Demian deverá olhar para as pontas soltas, resolvendo a dispersão e soltando a música.

 

João Guimarães (sa)
Zé Pedro Coelho (st)
Demian Cabaud (ctb)
Marcos Cavaleiro (bat)
+
Leo Genovese (p)(7, 8, 10, 12)
André Fernandes (g)(4)

(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #6)