Dexter Gordon
Satin Doll
CD SteepleChase 2012

Dexter Gordon (st)
Kenny Drew (p)
Bo Stief (b)
Art Taylor (bat)

O saxofonista soprano e tenor e compositor norte-americano Dexter Gordon nasceu em 27-2-1923 em Los Angeles e morreu em Filadélfia no dia 26-4-1990. Em 1941 gravou com a orquestra de Lionel Hampton, em 1943 toca com Lester Young e Ben Webster no Minton's Playhouse, um momento que considerou como um dos mais marcantes da sua carreira e grava o seu primeiro disco como líder tendo Nat "King" Cole como acompanhante; em 1944 tocou e gravou com a orquestra de Louis Armstrong e com a de Fletcher Henderson e a seguir é contratado por Billy Ekstine em cuja orquestra tocavam alguns dos cridores do bebop. As suas gravações a partir de 1945 para a Savoy Records, com temas como Blow Mr. Dexter, Dexter's Deck, Dexter's Cuttin' Out, Long Tall Dexter, que mostravam o desenvolvimento do seu som e do seu estilo e influenciaram muitos jovens tenores como Sonny Rollins e John Coltrane. Grava com Dizzy Gillespie, Fats Navarro, Charlie Parker, J.J. Johnson, Tad Dameron, entre outros, antes de se associar a Wardell Gray com o qual ficam famosos os seus duelos de tenores. No final dos anos 40 participa num sexteto com Miles Davis e Charlie Parker. Entre 1949 e 1953 grava muito pouco e de 1953 a 1955 está preso por questões de drogas.
Em 1955 grava dois álbuns como líder e um com o sexteto de Stan Levey.
Em 1960 reaparece e grava o álbum "The Resurgence Of Dexter Gordon"; no ano seguinte assina contrato com a Blue Note gravando quatro álbuns (dos mais conhecidos da sua carreira) antes de se mudar em 1962 para a Europa, onde passa qionze anos, principalmente em França e na Dinamarca, por considerar que aqui havia menos racismo e maior respeito pelos jazzmen que nos Estados Unidos. No entanto continua a gravar, primeiro continuando o seu contrato com a Blue Note e depois com a SteepleChase.
É durante esta sua longa estadia na Europa, onde tocava quer com outros músicos americanos que aqui viviam ou estavam de passagem, quer com músicos europeus, que grava esta sessão ao vivo no famoso clube Montmartre Jazzhus, em Copenhagen, na noite de 29 de Junho de 1967 e na qual é acompanhado por Kenny Drew no piano, Bo Stief no contrabaixo e Art Taylor na bateria. O CD agora editado é composto por quatro longos standards – Satin Doll, It's You or No One, Darn The Dream e Billie's Bounce – num total de cerca de 59 minutos.
Mark Gardner, colaborador do Jazz Journal desde 1962, refere no texto que acompanha o CD que nessa noite especial, Art Taylor, de passagem na cidade para tocar com o saxofonista, "estava com um estado de espírito particularmente combativo, tocando com uma agressão demoníaca. Soava por vezes como um cruzamento de Philly Joe Jones com Art Blakey com um toque de Elvin Jones, o que terá galvanizado Dexter Gordon para uma riquíssima veia criativa".
Eles gravaram juntos em 1962 e depois em 1969 mas em nenhuma dessas ocasiões atingiram o nível espantoso desta noite. O contrabaixista Bo Stief, o único músico da sessão ainda vivo, diz que "Art Taylor tocou com uma paixão furiosa, e a sua maneira de tocar provocou uma muito notável resposta de Dexter".
Note-se, particularmente no segundo tema, como Gordon toca frases absolutamente inovadoras que desfazem a ideia que alguns tinham de que ele era um bebopper conservador.
Em 1997 uma parte do programa desta noite mágica gravada pela Danish Radio tinha sido editada num CD. A parte restante não tinha sido editada devido a problemas técnicos que distorciam o som gravado do piano. Felizmente, foi agora descoberta uma bobine em boas condições sonoras, sem o referido problema
, o que proporcionou que pela primeira vez passados todos estes anos possamos ter o prazer de apreciar esta bela e histórica sessão. A não perder.

José Ribeiro Pinto