Heinz Sauer, Michael Wollny & Joachim Kuhn
If (Blue) Then (Blue)
CD ACT 2010
A referência imediata deste disco é inevitavelmente Archie Shepp e os célebres duetos com Horace Parlan. É verdade que nem Wollny nem Kuhn possui o cerrado sentido do blues de Parlan, mas ainda assim a densidade do patchwork que constroem não é menorizável. Mais exuberante Kuhn, mais erudito Wollny; gutural e emocionante Sauer.
Heinz Sauer é um veterano, quase ignorado, apesar da estatura que aqui revela. Ele tem gravado com o jovem Michael Wollny (em discos que talvez se devam agora re-ouvir), mas creio que é a primeira vez que ele se encontra com o ecléctico Joachim Kuhn, um veterano pianista do velho continente.
If (Blue) Then (Blue) é constituído por dezasseis temas entre originais e clássicos retirados de Miles Davis e Duke Ellington em interpretações modernistas que não desvirtuam os originais, e que em lentos e curtos 3 minutos os sintetizam.
Sem tempo para devaneios, o saxofone de Heinz Sauer retira do tema tudo o que (só) um músico de Jazz pode retirar, por vezes só (!?) a emoção.
Heinz Sauer (st)
Michael Wollny (p, f-r)
Joachim Kuhn (p)
(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #7)