Jane Ira Bloom
Wingwalker
CD
Outline 2011
Uma das mais proeminentes saxofonistas das últimas décadas, Jane Ira Bloom é uma especialista do soprano a que se dedica por inteiro. Wingwalker, o seu décimo quarto álbum como líder, pouco acrescenta ao seu trabalho anterior, num sentido em que vem eliminando quaisquer arestas ou rugores de um saxofonismo cada vez mais cristalino, que expurga do seu som quaisquer traços da vanguarda com que foi conotada no passado.
Nada do que disse tem sentido pejorativo: ela procura este som, que sendo moderno e lírico não é propriamente comercial (melhor dizendo: não é determinado por quaisquer veleidades mercantilistas), e não por acaso alguns dos melhores momentos do disco são precisamente as baladas, «Her Exacting Light», com que abre o disco, «Ending Red Songs», ou ainda o clássico «I Could Have Danced All Night», que interpreta sem acompanhamento.
A modernidade de Jane Ira Bloom revela-se na utilização subtil da electrónica e nas motivações futuristas de Wingwalker (justificadas pela sua relação com a NASA para onde trabalhou), sobre composições de estrutura claramente neo-bop. Banda eficiente e escorreita (Dawn Clement, Mark Helias e Bobby Previte!), a revelar uma empatia que acusa o trabalho comum de muitos anos, muito em especial nos tempos rápidos, «Live Sports» ou «Freud’s Convertible».
Wingwalker não ficará na história, mas é um disco muito agradável.
Jane Ira Bloom (ss, elec)
Dawn Clement (p, f-r)
Mark Helias (ctb)
Bobby Previte (bat)
(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #16)