John Surman
Brewster's Rooster
CD ECM 2009

John Surman (sb,
John Abercrombie (g)
Drew Gress (ctb)
Jack DeJohnette (bat)

John Surman é um dos mais importantes saxofonistas britânicos, e um dos raros músicos de Jazz britânicos aliás, a conseguir notoriedade internacional. Surman teve um percurso bastante heterodoxo entre o tradicional, o rock e a vanguarda, tendo-se dedicado também ao trabalho sobre literatura ou artes plásticas ou bailado. Instrumentista e improvisador emérito, Surman é o exemplo da inconstância, percorrendo e cavalgando formas e estilos e tocando com tudo e todos ao longo de mais de quatro décadas; irregular até nos resultados. Que outro músico se pode gabar de tocar regularmente com Alexis Korner, ter integrado a Kenny Clarke/Francy Boland Big Band, ter tocado com Gil Evans, Miroslav Vitous, Dave Holland, Chris McGregor, Albert Mangelsdorff, Archie Shepp, Terje Rypdal, ou ter como amigo privilegiado Jack DeJohnette?

CD de 2009 para a ECM, Brewster’s Rooster reúne um quarteto de inatacáveis numa sessão relativamente calma: o veterano guitarrista John Abercrombie, o sólido Drew Gress no contrabaixo e o monstro da bateria Jack DeJohnette. Dificilmente algo podia correr mal com estes músicos, mas ainda assim o álbum pode ser realmente surpreendente para quem estava à espera de uma sessão mais arrojada. Talvez impelido por Abercrombie, Surman inclui duas belíssimas baladas – Slanted Sky (a lembrar o mais bucólico de Maria Schneider) e o clássico Chelsea Bridge -, e Counter Mesures quase podia ser cantado. Em Brewster’s Rooster, Surman mostra como não esqueceu como swingar, apesar de um ou outro momento mais anguloso (Haywain). O melhor tema do disco acaba por ser mesmo o tema que dá o nome ao disco, muito curioso apesar da aparente simplicidade, e este como o dir-se-ia inspirado por Sonny Rollins Hilltop Dancer, são temas verdadeiramente radiofónicos, a par com as baladas. Surman toca quase sempre saxofone barítono, com excepção para o tema de abertura, Slanted Sky e Counter Mesures.

É um disco onde Surman parece querer afirmar que é capaz de ser lírico e intenso, como não esqueceu que ele também um melodista ou que sabe swingar, que é um músico de Jazz completo.