Kenny Wheeler
with John Taylor & Steve Swallow
One of Many
CD CamJazz 2011
One of Many é o resultado do encontro de três dos mais elegantes músicos que já passaram pelo Jazz. Não me refiro obviamente à elegância física, e a palavra magia também não será desajustada para referir os cinquenta minutos de música verdadeiramente encantatória que fazem o disco. É também um disco de veteranos: Kenny Wheeler tem 81 anos de idade, Steve Swallow 71 e John Taylor, o mais jovem, "apenas" 69.
Mas é em vão que procuramos rugas no fliscorne de Wheeler, como nos dez temas que compõem o disco. Jazz de câmara, talvez, música contemplativa, mais do que melancólica, de quem já viveu e tem a sabedoria dos anos.
Música elegante: finíssimo sempre foi o toque de John Taylor, que se insinua por detrás do trompete, se agiganta nos solos e estimula o baixo-guitarra de Swallow, o mais desinquieto e melódico dos baixistas. E elegante sempre foi o som espacial de Wheeler, dono de uma técnica e um controle do instrumento verdadeiramente insuperável e o mentor de One of Many. Onírico, encantatório, intemporal.
Kenny Wheeler (flis)
John Taylor (p)
Steve Swallow (b-el)
(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #12)