Laurent Filipe
Tango Frio
CD
2013
Laurent Filipe (t)
Pedro Sarmiento (p)
Paco el Pozo (voz)
Compositor e trompetista expressivo, o universo referencial de Laurent Filipe é bastante alargado e tem-no autorizado a caminhos pouco ortodoxos (e com resultados diversos), que tanto o faz mergulhar no cinema-música de Nino Rota e Lalo Schfrin como se perde na poesia de Fernando Pessoa e Alexandre O'Neill, produzir Jacinta a cantar Bessie Smith ou acompanhar fado. Laurent Filipe tem os ouvidos no mundo e não apenas no Jazz, embora seja do Jazz que ele sempre parte.
Laurent Filipe ocupa um lugar muito especial entre os músicos de Jazz nacionais. Ele possui uma concepção de Jazz que deve muito à forma de Jazz «popular» de Chet Baker. O ascendente é aliás assumido - até, como Chet Baker, é um cantor ocasional – e Laurent tem mesmo um disco dedicado a Chet, de nome «Ode to Chet», de 2006. De Chet Baker Laurent retirou também a sonoridade, que lhe permite percorrer o caminho entre o rude e o veludo em menos de dois acordes.
Um dos companheiros de estrada de Laurent Filipe é o pianista madrileno Pedro Sarmiento, com quem gravou Divertimento for Duke & Monk (1993), Dos (2001), East of the Moon (2006) e agora este Tango Frio. Sarmiento combina uma sólida formação clássica com um sentimento hispânico numa linguagem Jazz escorreita, que se ajusta na perfeição às formas de Laurent Filipe.
Não existem propriamente novidades em Tango Frio, além da presença, forte, do cantor de flamenco Paco del Pozo em dois temas, um tango escrito por Laurent que dá o nome ao disco, e La Flor de la Canela, uma canção da cantora popular e compositora peruana Chabuca Granda. Todos os restantes temas foram escritos por Laurent Filipe, mas estão claramente contaminados pela hispanidade de Sarmiento.
Empatia e cumplicidade, lirismo e tristeza, humor e poesia, Laurent Filipe regressa num disco belíssimo.