Lina
Nyberg
The Sirenades
CD
Hoob Records 2014
Editado em 2014, The Sirenades é o 16.º álbum da sueca Lina Nyberg, cantora praticamente desconhecida fora de portas. Nyberg ganhou alguma notoriedade pela presença de Esbjorn Svensson (EST) no seu primeiro disco de 1993, com quem haveria de colaborar posteriormente.
Com um percurso irregular, com inflexões pela música popular sueca, os standards americanos ou a música brasileira, The Sirenades é o mais interessante registo da sua carreira, e o mais sólido e ambicioso, combinando precisamente esta sua dispersão, e avançando por áreas que evocam a fusão de Jazz com o peculiar canto lírico de Kate Westbrook, a sonoridade cristalina das cantoras folk britânicas, mas também o dramatisco onomatopaico/ circular de Meredith Monk.
Um caldeirão de influências num álbum de canções a que a pop ou o rock não são alheios, e que ganha consistência no dramatismo, dir-se-ia teatralidade, das composições e dos arranjos, de que é, quase exclusivamente, autora. O título, The Sirenades, diz muito da ambiência do disco, na evocação das sereias gregas e dos monstros marinhos e a imagética e mística que lhes está associada. Muito curiosa a inclusão, e a versão, do «London London» de Caetano Veloso, a rematar o disco.
Ao seu quinteto regular, Nyberg acrescentou, no primeiro disco do álbum, os sopros da Norrbotten Big Band: quatro trompetes, quatro trombones e cinco saxofones.
Belíssimo, singular, registo, este, The Sirenades de Lina Nyberg.
Lina Nyberg (voz)
Cecilia Persson (p)
David Stackenäs (g)
Josef Kallerdahl (b)
Peter Danemo (bat)
Norrbotten Big Band:
Bo Strandberg (t)
Magnus Ekholm (t)
Dan
Johansson (t)
Jaçek Onuszkiewicz (t)
Peter Dahlgren (trb)
Christine Carlsson (trb)
Arvid Ingberg (trb)
Björn Hängsel (trb)
Håkan
Broström (s)
Jan Thelin (s)
Mats Garberg (s)
Karl-Martin
Almqvist (s)
Per Moberg (s)