Home

 

 

 

 

Mario Laginha Bernardo Sassetti
Abril a Quatro Mãos/ Grândolas
CD CNM 2014

 

 

Recuperação de uma gravação de 2004 comemorativa dos 30 anos do 25 de Abril, Grândolas foi exaustivamente tocado ao longo de anos por Mário Laginha e Bernardo Sassetti.

Respondendo a um desafio de Ruben de Carvalho, os dois pianistas exploram uma dezena de composições «revolucionárias», onde a música de José Afonso está em evidência (o carácter revolucionário refere-se – óbviamente - não tanto à sua natureza musical, mas à conotação política que lhes foi oferecida pelos autores e à ligações com as revoluções).

Às mãos de Laginha e Sassetti as composições de José Afonso ou outras emblemáticas como «We Shall Overcome» ganha nova luz. E se poderá dizer-se que, pelo génio de José Afonso, a «Grândola» ou a mais genuina representação do Zeca surrealista que «Era um redondo vocábulo» constitui eram já em si versões definitivas, a verdade é que os pianistas souberam reinventá-las. E interessante é a versão para caixinha de música d’«A Internacional», humorada mas pertinente, lúcida da impossibilidade de lhe fazer – pela carga política que transporta – o que quer que seja.

Dez anos de idade separavam Mário Laginha e Bernardo Sasseti, mas ambos cultivavamm desde há muito uma amizade que se tornava óbvia na empatia que se revelava nos concertos, e que de certa forma Sassetti expõe nas liner notes do disco: a «apetência melódica» que era comum aos dois; mas também na irreverência que lhes descobrimos na obra, na forma como eles entendem o Jazz, para além da interpretação dos clássicos norte-americanos, e que os levou a procurar na música clássica ou nos folclores do mundo a inspiração para a sua música.

Edição inteiramente justificada, pelo desaparecimento prematuro de um dos nossos grandes pinistas, e na comemoração dos 40 anos da Liberdade. Por todas as razões, e para que não nos esqueçamos.

 

Mário Laginha (p)
Bernardo Sasssetti (p)