Home

 

 

 

 

 

Nicole Mitchell
Awakening
CD Delmark 2011

 

Não existem (no Jazz) muitos instrumentistas que se dediquem exclusivamente à flauta; por norma, a flauta é um instrumento secundário de saxofonistas e até de outros instrumentos. Nicole Mitchell é um desses raros casos e é um caso extraordinário. Possuidora de uma técnica notável, que radica em Roland Kirk e Eric Dolphy, Mithell ofereceu à flauta uma agilidade e fluência digna de um saxofone, emancipando-o em definitivo.
Tive oportunidade de assistir a um concerto de Nicole Mitchell (Indigo Trio, com o contrabaixista que a acompanha também neste disco, Harrison Bankhead, e Hamid Drake na bateria) – que José Carlos Santos levou em 2008 ao defunto Braga Jazz – onde pude observar ao vivo o que dela disse James Newton: «Nicole Mitchell inventou novas técnicas nunca antes ouvidas noutro flautista».
Neste Awakening, o virtuosismo de Mitchell talvez não seja tão evidente, devido à formação, quarteto, onde o acréscimo da guitarra torna a sua prestação menos exigente, ao mesmo tempo que oferece à guitarra e ao baixo ocasião para solar. Mas ela revela-se aqui e ali, endiabrada, como em “Center of The Earth”, o melhor tema do disco.
Do ponto de vista da forma, o disco é quase sempre clássico, com predomínio de um hard-bop, quase desmentindo a reputação vanguardista da líder, e apenas com intervenções de electrónica pontuais mas também despiciendas.
Com momentos a sugerir outros voos que ainda assim não logrou conseguir, Awakening é um disco de sólido Jazz, despretensioso.

Nicole Mitchell (f)
Jeff Parker (g)
Harrison Bankhead (ctb)
Avreeayl Ra (bat)

(Este texto foi publicado em Jazz 6/4 #16)