Orquestra Jazz de Matosinhos
Jazz Composers Forum
CD
TOAP Records 2014
Dizer que estamos perante o que é (para mim) o melhor disco da Orquestra Jazz de Matosinhos, significa muito, se atentarmos que ela é, não apenas a mais importante grande formação nacional, mas uma orquestra que mereceria um lugar de destaque entre as grandes orquestras mundiais. Não fora a marginalidade de Portugal na cena Jazz internacional (e noutras) ...
Jazz Composers Forum é constituído por oito composições de escritores europeus e americanos (today's european - american big band writing como subtítulo), que derivam do projecto executado em 2013 onde a orquestra dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo levou ao palco a história do Jazz escrito para big band desde os primórdios até à actualidade. Um projecto (algo megalómano) sobre que na altura lamentei (apesar de não me ter sido possível assistir a nenhum dos concertos, quase circunscritos ao Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos) a frustração pela irrisória visibilidade e do desperdício de trabalho ignorado por todos, e mesmo por quem teria alguma obrigação moral de atenção.
Oito autores contemporâneos, escolhidos de entre o vasto reportório da orquestra: Ohad Talmor, Pierre Bertrand, Darcy James Argue, Steven Bernstein, Guillermo Klein, Florian Ross, Julian Arguelles e Frank Vaganée. Interpretação que excede a correcção, e que se revela com frequência realmente inspirada em peças de exigente execução. «Étude N.º 2» de Ohad Talmor, «El Mauro» de Pierre Bertrand e «OJM» de Steven Bernstein, em particular, merecem uma audição atenta.
Um grande disco a marcar o 2014.
Pedro Guedes (dir,
p)
Carlos Azevedo (dir, p)
José Luis Rego (sa, f, cl)
João Guimarães (sa, f)
João Pedro Brandão (sa, f)
Mário Santos (st, cl)
José Pedro Coelho (st, ss, cl)
Rui Teixeira (sb, clb)
Gileno Santana (t, flis),
Javier Pereiro (t, flis)
Rogério Ribeiro (t, flis)
Susana Santos Silva (t, flis)
Ricardo Formoso (t, flis)
Daniel Dias (trb)
Álvaro Pinto (trb)
Andreia Santos (trb)
Gonçalo Dias (trb)
André Fernandes (g)
Demian Cabaud (ctb)
Geoclâncio Monteiro (per)
Marcos Cavaleiro (bat)