Opus
5
Progression
CD
Criss Cross 2014
Opus 5 reúne um grupo de notáveis músicos de Jazz que têm em comum fazer ou ter feito parte, ainda que em momentos diferentes, das escolas Mingus; a Mingus Dinasty ou um dos mais pequenos grupos que a Sue Mingus tem promovido para divulgar a música do grande Charlie Mingus. Esta a razão para a apresentação do grupo em Portugal como os «The Mingus Alumni», ainda que, de facto, nenhum dos três discos gravados do quinteto contenha algum tema do contrabaixista.
Apesar da origem que se diria «multicultural» do grupo: dois russos, um canadiano e dois americanos (USA), a coesão dentro do grupo é absoluta, que parte não apenas de uma mesma concepção tradicional do Jazz, do que se usa chamar de neo-bop, mas também da extensa colaboração entre os membros do grupo. Muito mais do que uma reunião de estrelas, o Opus 5 é um colectivo no verdadeiro sentido-Jazz do termo; um grupo onde todos os elementos contribuem no reportório, nos arranjos e no desenvolvimento, evitando o protagonismo, modelar também no equilíbrio harmonia/ ritmo.
Constituído integramente por originais, Progression, o CD de 2014 do quinteto, também se afasta da estética Mingus na ductilidade ou na menor provocação ou expressividade colocadas nas composições. Pelo contrário, mais equilibrada e empática que nunca, a música parece sempre surgir óbvia, como se não houvesse outra forma de tocar aqueles temas. Poderá observar-se a ausência do risco na exploração de uma fórmula acabada, mas ela é obviamente insuperável, como o quinteto demonstra.
Seamus Blake (st),
Alex Sipiagin (t, flis)
David Kikoski (p, f-r)
Boris Kozlov (b)
Donald Edwards (bat)