Sónia «Little B» Cabrita
Little B
CD 2012

Sónia «Little B» Cabrita (bat)
Zé Eduardo (ctb)
Giotto Roussies (f-r)
Wenzl McGowen (st)
+
Pedro Gil (g)(3)
Marco Martins (b)(3)
Arturo Serra (vib)(6)

O disco de estreia de Sónia «Little B» é uma boa notícia. Já se sabia que ela era uma boa baterista, mas a verdade é que ela raramente desce à cidade.
Cresceu a olhos vistos desde a última vez que a vi tocar: ela é agora uma baterista segura, capaz de segurar os temas igualmente nos tempos rápidos ou nas baladas. Tem uma queda notória para o acid-jazz, o que se revela nas composições, e na batida, o que é confirmado pelo tom bluesy do fender-rhodes.
Pecados de juventude, diriam os que se recordam dos tempos de escola, mas a Sónia soube fazer um primeiro disco convincente, sem pretensões, sem momentos menores, fresco, como se querem os primeiros discos. A guitarra eléctrica de «c:b» deverá pôr ao rubro a plateia mais jovem; como o único tema que lhe não pertence, «little b's poem» de Bobby Hutcherson, deverá fazer as delícias dos mais conservadores. Música para quase todos os gostos, onde nem falta um muito curioso (e auspicioso) quase free exercício escondido no final da última faixa, a atestar a versatilidade da bateria de Sónia «Little B» Cabrita.
Banda sólida, onde pontuam o discreto Zé Eduardo no contrabaixo, o insinuante fender-rhodes de Giotto Roussies e o saxofone impulsivo de Wenzl McGowen.