Wes Montgomery
Echoes of Indiana Avenue
CD Resonance Records 2012

Wes Montgomery (g),
Monk Montgomery (b - 3)
Buddy Montgomery (p - 3)
Mingo Jones (b - 6-9)
Earl Van Riper (p - 6-9)
Sonny Johnson (bat - 6-8)
Melvin Rhyne (p - 1, 4, o - 2, 5)
Paul Parker (bat - 1, 2, 4, 5)
Desconhecido (b - 1, 4)

Wes Montgomery foi um dos grandes inovadores da guitarra Jazz. Discípulo de Charles Christian que idolatrava, Montgomery desenvolveu um estilo que se tornou popular, baseado numa técnica muito física que dispensava a palheta, suportada por um polegar especialmente hábil. A sua famosa técnica de oitavas (a mesma nota de oitavas diferentes), o uso do single note, o som quente e arredondado que lhe era dado pela ausência de palheta e a velocidade de execução tornaram-no um modelo entre os guitarristas. George Benson, Russell Malone, Kenny Burrell, Pat Metheny, Pat Martino, mas também Jimi Hendrix ou Carlos Santana são alguns dos guitarristas que reconhecem a sua influência.
Nascido numa casa de músicos - os irmãos Monk e Buddy são músicos – Wes não tinha conhecimentos de notação musical, mas era capaz de tocar qualquer coisa de ouvido.
As primeiras gravações conhecidas de Wes Montgomery datavam – até hoje - de 1959 e ao longa da sua curta vida - Montgomery morreu de insuficiência cardíaca com apenas 45 anos de idade - tocou e gravou profusamente – quase sempre enquanto líder - uma trintena de álbuns. A maior parte dos jazz fans não aprecia a sua última fase, pop, em que se rodeou de artifícios espúrios.
A descoberta destas gravações – as primeiras em mais de 25 anos - anteriores aos primeiros discos conhecidos, e provavelmente realizadas para utilizar como demonstração junto de um editor discográfico, surpreendeu os jazzómanos. Michael Cuscuna, um dos produtores de Echoes of Indiana Avenue, conta que apenas soube destas gravações em 2008, a partir de rumores que estariam à venda no eBay.
Nove faixas, mais de cinquenta minutos de música gravados entre 1957 e 1958 em três locais distintos, uma das quais em estúdio; e nem sequer foi possível reconstituir completamente as diferentes formações. Oito standards e um delicioso blues improvisado, entre os quais dois clássicos de Thelonious Monk, mas também Body and Soul (Green/ Heyman), Misty (Erroll Garner) ou Take The A Train (Strayhorn), entre outros. Cinco temas foram acompanhados com baixo, piano e bateria, dois deles apenas com órgão e bateria e dois ainda baixo e piano.
Nove exemplos de excelência que explicam a popularidade de Montgomery entre os músicos e o público, em boa hora editados.