1.º Dave Douglas
2.º Donny McCaslin
2.º Keith Jarrett
2.º Steve Lehman
2.º The Overtone Quartet (Holland-Moran-Potter-Harland)
Mais (ordem alfabética)
Allen Toussaint
Branford Marsalis
Charles Lloyd
David Binney
Donny McCaslin
Joe Lovano
John Hollenbeck
Joshua Redman
Júlio Resende
Miles Okazaki
Zé Eduardo
Confirmado como um dos mais prolixos e inovadores músicos de Jazz da actualidade, Dave Douglas apresentou-se em Portugal este ano com dois projectos reveladores da sua versatilidade e autoridade como compositor, director e instrumentista: o Dave Douglas & Brass Ecstasy – no Jazz em Agosto -, um quinteto de metais, recuperando e inovando sobre um formato tido muitas vezes como ultrapassado; e à frente de uma orquestra, no Guimarães Jazz, com a The Blood Sweat Drum’n Bass Big Band, e ainda com Jim McNeeely como arranjador e director. Ambos os projectos foram editados em disco; o orquestral com a Frankfurt Radio Big Band. Dave Douglas é um dos grandes músicos de Jazz da actualidade; sem dúvida merecedor do título de músico do ano.
Em segundo lugar ficaram ex aequo Donny McCaslin, Keith Jarrett, Steve Lehman e o The Overtone Quartet de Dave Holland, que se notabilizaram este ano pelos excelentes discos (McCaslin, Jarrett e Steve Lehman) ou pelos concertos que realizaram em Portugal (McCaslin, Lehman, e The Overtone Quartet).
LS
VOTAÇÃO DE
Paulo BARBOSA:
David Binney
Um força criativa que voltou (ou continuou?) em 2009 a dar cartas em várias frentes, pela assinatura de um dos grandes discos do ano ("Third Occasion") e ainda do belíssimo "In the Paint" (em parceria com o trombonista Alan Ferber), ou pelo excelente contributo, como instrumentista, para "Generations", de Miles Okasaki, e como produtor de "Declaration", de Donny McCaslin.E ainda:
Steve Lehman - Na sequência de uma impressionante série de edições discográficas, o seu mais recente "Travail, Transformation, and Flow " constitui uma das mais fortes afirmações de originalidade apresentadas por um músico de jazz nos últimos anos. Lehman representa, cada vez mais, um dos futuros do jazz.
John Hollenbeck - Ninguém escreve e ninguém dirige de forma tão criativa e original; "Eternal Interlude" é mais uma - e talvez a maior - prova disso mesmo.
Keith Jarrett - quase sempre um dos melhores de sempre, este ano em dose dupla, a solo e em trio...
Ben Allison - Um líder de ideias fortes e muito bem definidas, que passam pela fusão do jazz e do rock; o resultado é uma música viva e de características muito próprias, que surpreendentemente nunca soa como mais uma experiência de fusão entre géneros.
Chris Potter - Continua a ser um instrumentista sem par, como fica este ano reforçado no seu magnífico "Ultrahang" (no qual, mais do que nunca, se afirma também como um líder exemplar) e na sua participação na gravação do Monterey Quartet.
VOTAÇÃO DE
António BRANCO:
Dave Douglas
Keith Jarrett
Charles Lloyd
Steve Lehman
Zé Eduardo
VOTAÇÃO DE
José DUARTE:
Branford Marsalis (lembro CCB com Villa Lobos!!!)
VOTAÇÃO DE
Rui DUARTE:
Joe Lovano
Presente em muitos e bons CDs em 2009; o seu grupo foi a revelação do ano.
Donny McCaslin
Allen Toussaint
Joshua Redman
Dave Douglas
VOTAÇÃO DE
António RUBIO:
Júlio ResendeE ainda,
João Paulo
VOTAÇÃO DE
Leonel SANTOS:
Dave Douglas
Overtone Quartet
Donny McCaslin
VOTAÇÃO DE
Manuel Jorge VELOSO:
Steve Lehman
John Hollenbeck
Miles Okazaki
Dave Douglas
Keith Jarrett
Votaram:
Paulo BARBOSA (a)
Raul Vaz BERNARDO (b)
António BRANCO (c)
José DUARTE (d)
Rui DUARTE (e)
António RUBIO (f)
Leonel SANTOS (g)
Manuel Jorge VELOSO (h)
a) Publico, Jazz.pt, Jazz 6/4, Jazz XXI (Internet)
b) Expresso, Jazz 6/4
c) Improvisos ao Sul (Internet), Rádio Voz da Planície, Jazz.pt, Jazz 6/4
d) Jazzportugal (Internet), RDP Antena 1, RDP Antena 2
e) Jazz.pt, Jazz 6/4
f) Correio da Manhã, Jazz.pt
g) JazzLogical (Internet), Jazz 6/4
h) O Sítio do Jazz (Internet), RDP Antena 2, Jazz 6/4