ABBEY LINCOLN
1923 - 2009

Desapareceu Abbey Lincoln, uma das grandes vozes do Jazz. Sem ser uma improvisadora, Abbey possuía uma voz grave e poderosa, e era capaz de arrebatar uma plateia pelo dramatismo que colocava nas palavras. Tendo começado por se fazer notar num primeiro disco de 1956, A Story of a Girl In love e no cinema como actriz, em The Girl Can’t Help It, a belíssima e charmosa Abbey Lincoln depressa foi catapultada para a primeira linha no seio do Jazz pela participação em Freedom Now Suite de Max Roach (um dos mais im portantes bateristas da História do Jazz, com quem casou em 1962. Roach mudaria decisivamente o rumo da sua carreira, tendo-se tornado conhecida também pelo activismo político.
Abbey Lincoln ganhou um lugar muito próprio no pódio do Jazz mercê das insuperáveis interpretações das canções do ídolo de toda a vida, Billie Holiday, e um pouco por toda uma discografia marcada por uma sinceridade, emoção e intensidade inigualáveis.
A cantora possui uma discografia profícua mas irregular, com largos períodos de ausência, tendo gravado com Beny Carter, Sonny Rollins, Max Roach, Kenny Dorham, Benny Golson, Coleman Hawkins, Eric Dolphy, Booker Little, Mal Waldron, Dave Liebman, depois dos anos 90 com Charlie Haden, Stan Getz, Hank Jones, Roy Hargrove, Kenny Barron, Pat Metheny, Archie Shepp, Joe Lovano ou Steve Coleman e, nos últimos anos, com o seu próprio grupo ou músicos de estúdio, interpretando as suas canções. Participou como actriz e cantora em alguns filmes, entre os quais For Love of Ivy de Sidney Poitier (1968) e Mo' Better Blues de Spike Lee (1990). Dedicou-se ao ensino, ao activismo político e à escrita e composição de canções. As qualidades vocais que perdera nos últimos anos eram compensadas em dramatismo e algumas das canções tornaram-se verdadeiros hits pop, como Throw It Away, dramático e tocante.
Vi Abbey Lincoln cantar em Portugal pela última vez no CCB, creio, no final dos anos 90. Tinha feito 80 anos no passado dia 6.
Farewell, dear Abbey.

14 de Agosto de 2010

DISCOGRAFIA SELECCIONADA:
1956: A Story of a Girl in Love (Blue Note) c/ Benny Carter Orchestra (3,5)
1957: That's Him (Riverside) c/ Paul Chambers, Max Roach, Wynton Kelly, Sonny Rollins, Kenny Dorham (4)
1960: Freedom Now Suite (Candid) (Max Roach) (5)
1961: Straight Ahead (Candid) c/ Coleman Hawkins, Eric Dolphy, Booker Little, Mal Waldron, Max Roach (5)
1983: Talking to the Sun (Enja) (3,5)
1987: Abbey Sings Billie, Vol. 1 & 2 (Enja) (5)
1987: Painted Lady (c/ Archie Shepp) (4)
1990: The World Is Falling Down (Verve) (4)
1991: You Gotta Pay the Band (Verve) c/ Stan Getz, Hank Jones, Charlie Haden, Mark Johnson, Maxine Roach (4,5)
1992: When There is Love (Verve) c/ Hank Jones (4,5)
1994: A Turtle's Dream (Verve) c/ Roy Hargrove, Kenny Barron, Pat Metheny (4)
2000: Over the Years (Verve) (4)
2003: It's Me (Verve) (4)
2007: Abbey Sings Abbey (Verve) (4,5)