Home

 

 


 

 

Branford Marsalis Quartet with Kurt Elling

 

24 de Julho 2016, Casa da Música

 

Se a audição de Upward Spiral – disco que marcou o encontro do quarteto de Branford Marsalis com Kurt Elling – prenunciava um grande concerto, o que o público assistiu foi verdadeiramente hora e meia de puro encantamento.
Começo por dizer que não se tratou do concerto de Kurt Elling ou de Branford Marsalis, mas da música de um genuíno quinteto: as palavras completam os instrumentos e os instrumentos servem as palavras; mas também que se sempre coloquei reticências aos discos de Elling – nenhum disco lhe fez alguma vez justiça, ao grande (enorme!) cantor que ele é -, este seria sem dúvida o seu melhor disco, se ele não fosse um disco de um quinteto em estado de graça; só possível porque este é de igual forma um grande disco de Branford Marsalis e do seu quarteto (quinteto).
Marsalis sabe acompanhar cantores (recordemos que ele acompanhou Sting e, a propósito, observemos que um dos temas teve a pena de Sting), e Kurt Eling precisava de um grupo assim. Mas o saxofonista faz realmente mais do que acompanhar a voz; ele impõe sempre a sua presença, dialoga, prolonga, interfere, contraria, ele é outra voz, pela intensidade que coloca, na beleza pungente que comunica.
O alinhamento do concerto pertenceu ao que tínhamos ouvido no disco. O momento alto do concerto foi o tema de Sting, Practical Arrangement, já de si uma das mais belas e desesperadas canções de amor que me foi dado ouvir, pela voz e o dramatismo de Elling, em andamento muito lento, ele e a banda um só, o amor absoluto, desesperado, em três minutos.
Ainda, com a voz perigosamente próxima de Sinatra em «There's A Boat Dat's Leavin' Soon For New York», um «Blue Gardenia» de estarrecer, «Só Tinha de Ser Com Você» diria melhor que o original, com o saxofone a cortar a voz de Elling, ou um «Doxy» (Sonny Rollins) enérgico, com a banda a inflamar a sala. Com a sala nas mãos, o grupo ofereceu dois merecidos encores: «I'm A Fool To Want You» e um medley que percorreu o Jazz em sentido inverso à história até New Orleans com Kurt Elling a fazer um scat sobre «St. James Infirmary».
Casa da Música cheia para o concerto do ano; absolutamente memorável!

 

Agenda Jazz