Morreu Jimmy Giuffre

Morreu Jimmy Giuffre. Compositor, orquestrador, clarinetista, saxofonista, professor, Giuffre começou a tocar e orquestrar nos anos 40 nas orquestras de Buddy Rich, Jimmy Dorsey e Woody Herman. Foi nesta última que se notabilizou pelos arranjos e composição de Four Brothers, tema que se tornaria obrigatório no repertório da orquestra. O tema era interpretado por quatro saxofonistas, num arranjo onde cada «irmão» tocava um solo e que terminava num expressivo chorus colectivo. Os «irmãos» eram Stan Getz (tenor), Zoot Sims (tenor), Herbie Steward (alto e tenor) e Serge Chaloff (barítono).
Depois de sair da orquestra de Woody Herman, forma em 1957 o seu primeiro trio com o guitarrista Jim Hall e o contrabaixista Ralph Pena (depois substituído por Jim Atlas), formação original que o haveria de fazer notado como um dos percursores do Jazz West Coast.
Em 1958 volta a provocar substituindo o baixo pelo trombone de válvulas de Bob Brookmeyer no grupo, que manteve até 1961, quando forma um novo trio com o pianista Paul Bley e o contrabaixista Steve Swallow. Extremamente avançado para a época, influenciado pela música erudita europeia, Jimmy Giuffre antecipava a revolução que se operaria no Jazz no final da década, mas não acolheu à altura, do público ou da crítica, a aprovação que desejaria. À distância de mais de 40 anos, o Jazz «de câmara» que Giuffre explorava em Thesis e Fusion revela-se entre o que de mais fresco foi feito, do ponto de vista da improvisação, da harmonia e da melodia ou das concepções rítmicas nesse período, e as suas concepções experimentais inspiram muita da música que se faz hoje. Este grupo haveria de se voltar a reunir no início dos anos 90, com Steve Swallow no baixo eléctrico, com sucesso.
Ao longo dos anos 70 Jimmy Giuffre, talvez desiludido com a fraca aceitação da sua música, quando os ventos sopravam de feição para o free jazz mais radical, dedica-se ao ensino.
Na década seguinte volta a ganhar alguma visibilidade com o Jimmy Giuffre 4, explorando electrónica e alguma ambiência pop, antes de regressar com Paul Bley e Swallow.
Em meio da da década de 90 acabaria por se retirar, depois de lhe ter sido diagnosticado Parkinson. Deixou-nos dia 24 de Abril de 2008, dois dias antes de fazer 87 anos.

Discografia seleccionada:

The Jimmy Giuffre 3 – Atlantic 1957 *****
Hollywwod & Newport 1957-1958 – Fresh Sound 1991 (1957-58) *****
Western Suite – Atlantic 1958 ****
Jimmy Giuffre 3, 1961 – ECM 1990 (1961) *****
Conversations With a Goose – Soul Note 1996 ****

28 de Abril de 2008