Home

 


Braga Jazz 2009

Dual Identity:
O Dual Identity explora uma fórmula muito curiosa baseada numa frente de sois saxofones em competição suportada por uma consistente secção rítmica reduzida, de contrabaixo e bateria; de certa forma uma revisão da fórmula do trio de saxofone. O destaque ia obviamente para os sopros, mais cerebral Steve Lehman, devastador Rudresh Mahanthappa. Foi a primeira vez que vi tocar o indiano-nova-iorquino, que confirmou tudo o que dele tinha sentido em disco: energia que se inspira directamente na New Thing coltraneana e que parece não ter limites; mas que provocava aqui e ali algum desequilíbrio no grupo devido ao discurso mais contido de Lehman. Ou dito de outra forma, cada frase de Lehman provoca de Mahanthappa uma reacção exaltada, por vezes desproporcionada. O quinteto, que vive bastante das capacidades dos improvisadores enquanto improvisadores que das composições, ressente-se por vezes. Nada que algum trabalho de orquestração não possa resolver.

Gialuigi Trovesi
 

Gianluigi Trovesi Sextet:
Diferente do que tinha antecipado, Gianluigi Trovesi não tocou Profumo di Violetta. O concerto andou à volta do riquíssimo universo musical italiano, mas esteve longe da euforia criativa de Prafumo… A banda constituída por músicos de sólida formação realizou um concerto agradável, com o clarinetista em destaque.

22 Março 2009


O festival começa com o novo grupo de André Fernandes que vai apresentar em Braga o novo CD, Imaginário. O jovem guitarrista é de há muito um dos grandes nomes da cena Jazz nacional que no ano passado foi distinguido como o músico do ano pela crítica nacional (ver em Jazzologia). Guitarrista, compositor, líder, editor, André Fernandes multiplica-se entre a criação e a execução num universo entre a tradição e a modernidade, entre a erudição e a música popular.
Dual Identity pratica uma música de alto risco entre o mais genuíno free jazz, o experimentalismo e a pop-rock urbana (hum, haverá pop-

rock rural?). Steve Lehman e em especial o nova-iorquino de ascendência indiana Rudresh Mahnathappa têm estado sob o escrutínio da comunidade jazzística que se vem rendendo ao seu estilo incendiário.
O projecto que Gianluigi Trovesi vai tocar em Braga bebe inspiração na música clássica popular italiana. Nada de novo propriamente nesta geração de criadores e músicos fantásticos que fazem o melhor do Jazz europeu desde há décadas, que procurou na sua música nacional a inspiração que outros procuraram nos standards americanos. Como é que o Jazz combina com a música clássica é o que Trovesi vai pois explicar em Braga.
O baterista Gerald Cleaver é o líder da banda que abrirá a segunda semana do Braga Jazz 2009. O percurso musical de Cleaver é impressionante de sólido e variado (como o é aliás a sua formação musical, entre a tradição e a vanguarda), distribuindo-se entre o pacato recolhimento que se pede a um acompanhante de vocalista à criatividade que se espera de um líder. A formação que dirige, os «Detroit Violet Hour» combina a sabedoria dos veteranos e a energia e irreverência da juventude.
O festival termina como começa com um grupo nacional, a jovem voz de Marta Hugon, uma cantora que tem feito notar por mérito próprio. Marta Hugon deverá interpretar basicamente standards do Jazz americano.
Sernamente mas de forma segura José Carlos Santos, o programador do Braga Jazz, vem construindo um dos mais interessantes festivais de Jazz nacionais. A programação de 2009 é de novo exemplar, entre a modernidade e o clássico, dos dois lados do Atlântico.


Qui 5-Mar
Braga
Theatro Circo
22.00
Quarteto de André Fernandes
Mário Laginha (p), Nelson Cascais (ctb), Alexandre Frazão (b), André Fernandes (g)
Sex 6-Mar
22.00
Dual Identity
 Steve Lehman (sa), Rudresh Mahnathappa (sa), Liberty Ellman (g), Matt Brewer (ctb), Damion Reid (bat)
Sáb 7-Mar
22.00
Gianluigi Trovesi Sextet
Roberto Cecchetto (g), Marco Micheli (b), Vittorio Marinoni (bat), Fulvio Maras (perc), Gianluigi Trovesi (cl)
Sex 13-Mar
22.00
Gerald Cleaver Detroit Violet Hour
J. D. Allen (st), Andrew Bishop (st, cl), Chris Lightcap (ctb), Jeremy Pelt (t), Ben Waltzer (p), Gerald Cleaver (bat)
Sáb 14-Mar
22.00
Marta Hugon Quinteto
Filipe Melo (p), Bernardo Moreira (ctb), André Sousa Machado (bat), MH (voz)