Home

 

 

 

2015 - Jazz Além Tejo

 

O Jazz Além Tejo é um bom exemplo dos pequenos festivais de Jazz que apenas se realizam graças à «carolice» de alguns indivíduos que teimam em contrariar o centralismo a que a cultura esté votada, desdobrando-se na procura de apoios e públicos e persistindo em organizar eventos nos locais mais improváveis. O mérito destes promotores – que trabalha quase sempre com financiamentos modestos - é enorme, contribuido para quebrar o estigma da marginalidade, navegando contra-a-corrente no rio da mediocridade a que está votada a cultura nos pequenos meios. E diria que estes eventos são também, se bem geridos, fundamentais para o incremento do turismo e para estimular a realização de outros eventos, «contaminando» muitas vezes o gosto pela (com) boa música (e a arte nas suas diversas formas) dos agentes culturais e mesmo das populações que apenas se revêem no parolismo pimba porque os seus «líderes» decidiram baixar o nível da oferta.

Com uma programação inevitavelmente nacional, os concertos do Jazz Além Tejo 2015 ocorreram entre a sala nobre de Santiago do Cacém – Auditório António Chainho – o anfiteatro da Escola Secundária Padre António Macedo de St. André e dois bares da lagoa de St. André, o G.D. Repsol e o Fragateira.

Os nomes principais da programação eram Júlio Resende e o seu projecto Amália, em Santiago do Cacém, e o quinteto de André Fernandes Wonder Wheel, em Santo André, mas também o Trio de André Sousa Machado, uma formação atípica de guitarra, bateria e voz – André Sousa Machado, Mário Delgado e Rita Maria (interessante projecto que me chamou a atenção e que haveria de ver mais tarde) –, o duo Noiz & Nois, uma banda de blues, o The Fried Fanekas Blues Band e ainda o quarteto de Marta Garrett, no Fragateira Bar. Apenas assisti aos concertos do segundo fim de semana.
Nos dois casos, André Fernandes na Escola Secundária Padre António Macedo e Marta Garrett no Fragateira, casa cheia e público entusiasmado.

Regressado após três anos de interregno, o Jazz Além Tejo promete mais e melhor. O Jazz Além Tejo é preciso.
Muitos anos de vida, mais público, mais festival, mais Jazz Além Tejo!

André Fernandes Wonder Wheel
Um dos mais importantes guitarristas nacionais, André Fernandes levou ao Jazz Além Tejo o «Wonder Wheel». Uma verdadeira formação de luxo - Mário Laginha, Demian Cabaud, André Fernandes, Alexandre Frazão e Inês Sousa, o «Wonder Wheel» de André Fernandes não precisou de muito para levar ao rubro a plateia da pequena sala da Escola de St. André. Com um repertório quase integralmente constituído por composições escritas pelo guitarrista, o poderoso motor de «Wonder Wheel» apenas soçobrou a espaços na vocalização de Inês Sousa, que abusou daquela forma pobre de scat baiábaiá que parece estar em voga entre as cantoras de Jazz nacionais, e que apenas revelou – arriscando - as suas qualidades vocais na interpretação de um standard. Uma nota ainda assim irrelevante num bom concerto: o «Wonder Wheel» é uma máquina muito bem oleada e Mário Laginha e André Fernandes estiveram particularmente exuberantes.

Marta Garrtett 4tet
O festival mudou-se para o Fragateira Bar na Lagoa de Santo André no final da noite, onde cantou Marta Garrett. Num ambiente descontraído, mais barulhento também e com um auditório menos atento - logrando ainda assim obter a atenção de algum público-, a jovem cantora esteve particularmente bastante bem na superação das dificuldades, injectando emoção e risco num repertório clássico. Uma cantora de Jazz com muito para crescer, mas a seguir com atenção.
Um agradável encerramento do festival.

Leonel Santos esteve no Jazz Além Tejo a convite do festival.

 

Sex 13 Março Vila Nova de St. André Auditório Escola Secundária Padre António Macedo 22.00 Trio de André Sousa Machado André S. Machado (bat), Mário Delgado (g), Rita Maria (voz)
23.00 The Fried Fanekas Blues Band Pedro Pinto (voz), Pedro Gil (g), Amadis Monteiro (bat), Tércio Nanook (b, harm, voz)
Sáb 14 Março Santiago do Cacém Auditório António Chainho 22.00 Júlio Resende
«Amália»
Júlio Resende (p)
Vila Nova de St. André Bar G.D. Repsol 23.00 Noiz & Nois  
Sáb 21 Março Vila Nova de St. André Auditório Escola Secundária Padre António Macedo 22.00 André Fernandes
«Wonder Wheel»
André Fernandes (g), Mário Laginha (p), Alexandre Frazão (bat), Damien Cabaud (ctb), Inês Sousa (voz)
Lagoa de St. André Fragateira Bar 23.00 Marta Garrett 4teto  

 

Produção: Associação Quadricultura
Coprodução: Câmara Municipal de Santiago do Cacém

Edições anteriores do Jazz Além Tejo