Home

 

 

 

 

Jazz im Goethe-Garten


2022

Tradicionalmente realizado em Julho, ao ar livre, na encosta de uma colina de Lisboa, no bonito Jardim do Goethe Institut, o Jazz Im Goethe-Garten (JIGG) leva ao palco músicos e formações europeias marginais ao mainstream, numa aposta pela irreverência que decorre dos gostos do programador, Rui Neves.
Os resultados são mais ou menos interessantes (devido à prevalência do critério irreverência sobre a música na escolha), e uma parte do interesse do Goethe Institut será também o de divulgar a cultura alemã e o espaço, que transforma num local de festa, onde não faltam a cerveja, as batatas, as salsichas e os pretzels.

Carlos Bica, Daniel Erdmann, DJ IllVibe 
Porque não estava em Lisboa, apenas assisti ao concerto do Carlos Bica, Daniel Erdmann, DJ IllVibe, formação que gravou em 2019 «I am the escaped one», também porque, apesar de ter ouvido o disco, e mesmo escrito sobre ele, nunca tinha tido oportunidade de assistir a uma performance do grupo.
A minha opinião não mudou, e mantenho as mesmas interrogações: a música do trio é sempre construída por Bica e Erdmann e DJ Illvibe surge sempre como comentador, como um elemento externo que nada lhe acrescenta de pertinente ou fértil (ok: mesmo se será verdade que ela não seria a mesma sem o DJ. «Mas também porque a participação de DJ Ilvibe contém muito de aleatório, quero dizer, podia ser aquilo ou outra coisa qualquer», escrevi na crítica ao disco).
Gosto da música do Carlos Bica, e este concerto não mudou a minha opinião. Gosto das composições e de como ele as constrói, arranja, e o trio recuperou alguns velhos êxitos de Carlos Bica, mas não houve um ganho musical discernível para além do espectáculo que o DJ proporcionou.
Nada que obstasse a um final de tarde bem passado, com boa música, num espaço aprazível, em ambiente de festa. 

 

Qua 6
Lisboa
Goethe-Institut
19.00
Jazz im Goethe-Garten 2022
Garuda Trio Hugo Costa (sa), Hernâni Faustino (ctb), João Valinho (bat)
Qui 7
Lisboa
Goethe-Institut
19.00
Schnellertollermeier Andi Schnellmann (b-el), Manuel Troller (g-el), David Meier (per)
Qua 13
Lisboa
Goethe-Institut
19.00
Woody Black 4 Daniel Moser (clb, c), Leonhard Skorupa (clb, c), Stephan Dickbauer (cl, c), Oscar Antoli (cl, clb, c)
Qui 14
Lisboa
Goethe-Institut
19.00
Weird Box Francesco Bearzatti (st, cl), Bruno Angelini (p, p-el, tec), Nicolas Larmignat (bat)
Sex 15
Lisboa
Goethe-Institut
19.00
Carlos Bica, Daniel Erdmann, DJ IllVibe Carlos Bica (ctb), Daniel Erdmann (st), DJ IllVibe (gira-discos)