Home

 

 

Jazz no Parque - Serralves

 

 

2012

Apesar das presenças fortes de dois nomes maiores da cena Jazz internacional, Marty Ehrlich e os BassDrumBone, a par com uma das mais importantes grandes formações nacionais, a LUME Big Band, o momento alto do Jazz no Parque 2012 terá sido a homenagem a Bernardo Sassetti, que esteve presente ainda na edição de 2010 do festival a convite de António Curvelo.
Não me foi possível, infelizmente, assistir aos concertos de Ehrlich, da LUME e da homenagem a Sassetti, e apenas assisti ao último dia do festival.

BassDrumBone
Os BassDrumBone, que comemoram 35 anos de existência, ocupam um lugar à parte na história do Jazz contemporâneo. Associação exemplar de personalidades (e atípica, de instrumentos), eles combinam erudição e irreverência, também humor e inquietude, de que resulta uma música sem concessões.
Como em raros outros grupos, a música dos BassDrumBone parece surgir de um conflito iminente, que advirá das personalidades dos músicos, e que se expressa na crespitude e no frenesi. A ausência de um instrumento harmónico, apenas marginalmente compensado pela exuberância do trombone de Ray Anderson, acentua essa marca de aparente desarmonia.
Há muito do espírito de New Orleans na tarola crua de Hemingway (que o trombone instiga), que se combina/ cruza com a erudição das abstracções de Helias e a atonalidade desbragada de Anderson. Modificações súbitas de movimento, uma turbulência que provoca o público, grandes espaços valorando o silêncio e o zumbido sobre estruturas rítmicas dificilmente discerníveis, nem sempre facilitaram a vida ao público.
O concerto arrancou com «The Lineup» de Marty Ehrlich, tema do disco para a Clean Feed com o mesmo nome, prosseguindo com composições de discos anteriores, recriando a história do grupo. «Lips Apart», uma balada, «The Blue Light Down the Line», «Flip Flop», «The Other Parade», finalizando com um ritmo caribenho a evocar Sonny Rollins, cheio de humor, muito ao estilo dos projectos mais funky de Ray Anderson.
Desconhecido do grande público, os BassDrumBone têm passado raramente pelos palcos nacionais. A sua presença em Serralves pretendia repor um pouco de justiça perante a lacuna, e o trio justificou inteiramente o convite.

Jazzlogical esteve no Jazz no Parque a convite da Fundação de Serralves.

Sáb 7 Julho Porto Ténis de Serralves 18.00 Marty Ehrlich's Rites Quartet Marty Ehrlich (sa, cl), James Zollar (t), Hank Roberts (celo), Michael Sarin (bat)
Sáb 14 Julho Porto Ténis de Serralves 18.00 LUME

Marco Barroso (dir, p), Luís Cunha (trb), Eduardo Lála (trb), Pedro Canhoto (trb), Jorge Almeida (t), João Moreira (t), Pedro Monteiro (t), Manuel Luís Cochofel (f), Paulo Gaspar (cl), Jorge Reis (ss), João Pedro Silva (sa), José Menezes (st), Elmano Coelho (sb), Miguel Amado (b-el), André Sousa Machado (bat)

Dom 15 Julho Porto Auditório de Serralves 18.00 «Pelas Mãos de Bernardo» Alexandre Dahmen (p), Daniel Bernardes (p), Gonçalo Moreira (p), Ricardo Pinto (p), Luís Barrigas (p), Zé Eduardo (ctb), Carlos Barretto (ctb), André Sousa Machado (bat)
Sáb 21 Julho Porto Ténis de Serralves 18.00 BassDrumBone Ray Anderson (trb), Mark Helias (ctb), Gerry Hemingway (bat)

21ª EDIÇÃO

JAZZ NO PARQUE 2012 COM HOMENAGEM A BERNARDO SASSETTI

Em 2012, o Jazz volta ao Parque de Serralves nos dias 7, 14 e 21 de Julho, sempre às 18h. Este ano subirão ao palco do Ténis do Parque de Serralves uma orquestra nacional, a LUME – Lisbon Underground Music Ensemble e dois colectivos dos Estados Unidos: o quarteto do saxofonista Marty Ehrlich e o trio BassDrumBone. A 21ª edição do Jazz no Parque vai homenagear, com uma mesa-redonda e um concerto, Bernardo Sassetti, músico desaparecido de forma súbita e inesperada em Maio último.                                                                                       

A abrir, no dia 17 de Julho, é apresentado o novo grupo de Marty Ehrlich que apresenta a a sua primeira gravação “Frog Leg Logic”, projecto inédito em palcos portugueses. No sábado seguinte, 14 de Julho, a Orquesta LUME dirigida pelo compositor e pianista Marco Barroso, faz a sua estreia na cidade do Porto. Esta é uma orquestra diferente das demais big bands nacionais e uma aposta que se alimenta de múltiplas heranças universais, numa teia de cruzamentos sonoros e estéticos que evocam territórios que deixaram marcas no jazz, no rock, na pop e a que também se juntam memórias da música erudita, clássica ou contemporânea.

Sassetti será recordado com uma conversa que reunirá informalmente à mesma mesa músicos com quem partilhou a maior das cumplicidades em momentos-chave da sua carreira jazzística. Este momento acontece na tarde do dia 14 de Julho, às 15h, no Auditório de Serralves. No dia seguinte, às 18h, também no Auditório, realiza-se o concerto “Pela Mãos de Bernardo” que reúne cinco  jovens pianistas, desconhecidos das grandes plateias do jazz mas unidos pela excelência do promissor futuro que transportam consigo. Em concerto apresentam um reportório de temas originais de Sassetti e de autores associados à sua discografia. Este acontecimento junta em palco duas gerações, com os jovens solistas convidados acompanhados por três “veteranos” e fiéis companheiros de Bernardo: os contrabaixistas Zé Eduardo e Carlos Barreto e o baterista André Sousa Machado.

O encerramento da 21ª edição do Jazz no Parque tem lugar no dia 21 de Julho com o trio BassDrumBone que regressa a Portugal para festejar em Serralves os seus 35 anos de existência. O trio foi buscar o nome de baptismo ao contrabaixo de Mark Helias, à bateria de Gerry Hemingway e ao trombone de Ray Anderson.

Programa
07 Julho (sábado, 18h00, Ténis do Parque de Serralves)
Marty Ehrlich's Rites Quartet

14 Julho (sábado, 15h00, Auditório de Serralves)
Mesa redonda "Bernardo Sassetti"
Com a participação dos músicos João Moreira, Zé Eduardo, Carlos Barretto, Perico Sambeat e Alexandre Frazão e do crítico Manuel Jorge Veloso.
Moderador: António Curvelo

14 Julho (sábado, 18h00, Ténis do Parque de Serralves)
Orquestra LUME ( Lisbon Underground Music Ensemble) de Marco Barroso

15 Julho (domingo, 18h00, Auditório de Serralves)
Concerto "Pelas Mãos de Bernardo"

21 Julho (sábado, 18h00, Ténis do Parque de Serralves)
BassDrumBone

(retirado do texto de promoção do festival)