Home

 

 



2014

Com a melhor programação dos últimos anos, o Seixal Jazz procura reocupar o lugar cimeiro que já ocupou entre os festivais de Jazz nacionais. À programação, dividida, como vem ocorrendo, entre Paulo Gil e Pedro Costa, o Seixal Jazz acrescentou este ano dois concertos de programação nacional própria: o clássico trio de Mário Laginha e o Lokomotiv de Carlos Barretto acrescido do saxofone de Ricardo Toscano; dois concertos onde as expectativas seriam sempre elevadas.
De acordo com o novo modelo os concertos começam às 21.30 e têm dois sets.
Não assisti, por razões alheias à minha vontade, aos concertos de músicos portugueses.

Craig Taborn Trio
.
Sempre que revejo Craig Taborn relembro a primeira vez que o vi tocar, há muitos anos, em Cascais, integrado no grupo de James Carter.
Quão diferente era a música fulminante do pianista de Carter e a música que Taborn vem tocando, e mais ainda a que podemos ouvir nos dois recentes discos para a ECM, Avenging Angel (piano solo) e Chants (em trio).
A música que Craig Taborn tocou no Seixal revelou o engenho e a minúcia do joalheiro, na manipulação dos elementos que o formato trio admite, e diria mais, na relação temerária entre escrita e composição, entre o silêncio e as intrincadas harmonias com que ao longo de duas horas presenteou a plateia.
Música de grande exigência, Craig Taborn confirmou porque é um dos grandes pianistas da actualidade; não apenas do ponto de vista técnico, mas do ponto de vista conceptual, na luxúria das ideias e na modernidade que não transinge com experimentalismos.
Notáveis também, Thomas Morgan, o contrabaixista, gémeo no rigor e na inventiva, e JT Bates, que substituiu Gerald Cleaver, o bateria regular do trio, mas que se adaptou bastante bem ao colectivo.
Excelente, este arranque do Seixal Jazz.

Louis Sclavis Atlas Trio

O concerto de Louis Sclavis foi uma desilusão. Não se percebe este Atlas Trio. Os discos (do Atlas) eram desinteressantes, mas eu tinha ainda assim alguma expectativa neste concerto, dado o gigante do saxofone que Sclavis é. O pianista e o guitarrista tiveram uma postura diletante e frívola e o próprio Sclavis, um saxofonista vulcânico esteve sempre desinspirado.

Ambrose Akinmusire Quintet

Akinmusire é um trompetista fabuloso; o controle que possui do instrumento está ao nível dos mais lendários músicos de Jazz. Mas ele é também um compositor bastante original, que entende as composições não apenas como argumentos, como é de certa forma a rotina no Jazz, mas como pequenas sinfonias, verdadeiras composições com princípio, meio e fim, mas também com diferentes instrumentações e referenciais.
Não era possível trazer para o palco do Seixal todo o The Imagined Savior is Far Easier to Paint editado já este ano, e que foi objecto da atenção no concerto; o disco contava com três cantores diferentes em três diferentes temas, mas também guitarra e um quarteto de cordas, oferecendo-lhe um cariz de «pop culta» a que o concerto do Seixal escapou.
O quinteto – que já rola na estrada há pelo menos dois anos – arrancou para um dos temas mais «populares» do CD de 2011, «My Name is Oscar» de When the Heart Energews Glistening, e creio que apenas terá tocado um outro tema - «Regret No More» - deste disco.
Outros temas foram «Rollcall for Those Absent», «As We Fight», «Marie Christie», «The Beauty of Dissolving Portraits» e outros de 2014.
Os músicos - um quinteto de músicos superlativos - raramente se evidenciam, com excepção talvez para ele mesmo Ambrose Akinmusire e o saxofone, submetidos a composições muito severas na forma; em prejuízo, por vezes, da emoção. Mas entre a força de «My Name is Oscar», um libelo irado ao racismo, e a poesia de «Marie Christie», há um mundo.
O público rendeu-se à beleza e à exigência da música, obrigando os músicos a regressar para dois encores.

O Seixal Jazz está de volta!

10 de Novembro de 2014.

Sex 17 Seixal Auditório Municipal 22.00 Craig Taborn Trio Craig Taborn (p), Thomas Morgan (ctb), JT Bates (bat)
Sáb 18 22.00 Mário Laginha Trio Mário Laginha (p), Bernardo Moreira (ctb), Alexandre Frazão (bat)
       
Qui 23 22.00 Louis Sclavis Atlas Trio Louis Sclavis (cl, clb, ss), Gilles Coronado (g), Benjamim Moussay (p, f-r)
Sex 24 22.00 Carlos Barretto Lokomotiv + Ricardo Toscano Carlos Barretto (ctb), Mário Delgado (g), José Salgueiro (bat, per) + Ricardo Toscano (sa)
Sáb 25 22.00 Ambrose Akinmusire Quintet Ambrose Akinmusire (t), Walter Smith III (st), Sam Harris (p, f-r), Harish Raghavan (ctb), Justin Brown (bat)