Home

 

 

 

2017

 

Repartida por vários programadores o Seixal Jazz parece procurar recuperar a identidade perdida através da diversidade. O resultado é também ele necessariamente desigual, mais ou menos interessante, de acordo com esses programadores (ou vendedores), e os seus gostos e interesses. Novidade é a retoma dos concertos no Seixal Jazz Club (antiga Mondet), espaço muito bem recuperado, com uma afluência jovem algo barulhenta, que dificultou a assistência aos concertos, mas ainda assim uma ideia a prosseguir.

Destaquei como mais interessantes os concertos de Wolfgang Muthspiel, Michaël Attias, João Barradas e Lee Konitz, e ainda uma interrogação para Dominique Pifarély dada a sua irregularidade - apenas assisti aos concertos de Muthspiel, Attias e Konitz. Nos concertos do Club, assinalei também os concertos do trio de Ricardo Toscano e The Rite of Trio.

E começo pelos concertos do Seixal Jazz Club, a que assisti apenas aos momentos finais (por começarem antes dos concertos do Auditório acabarem): já assinalei a confusão que é a característica da sala, e que impedirá sempre grandes acontecimentos musicais, mas o entretenimento proporcionado não é menosprezável.

E quanto à música, o trio de Ricardo Toscano foi pouco convincente talvez devido ao comedimento do baterista mas, pelo contrário, o projecto rock do nortenho The Rite of Trio pareceu ter naquele espaço a sua casa.

Wolfgang Muthspiel Quintet
Wolfgang Muthspiel é um guitarrista austríaco com um sólido passado, que tem gravado recentemente na ECM. O seu disco do ano passado Rising Grace, com Ambrose Akinmusire, Brad Mehldau, Larry Grenadier e Brian Blade, foi mesmo assinalado por alguns críticos como um dos melhores do ano passado, e mesmo que com uma diferente composição, eu assinalei a excelência da formação anunciada para o Seixal.

Um bom concerto, sem surpresas, música muito contida onde ele mesmo se remeteu para um discreto papel que lhe atribuiria, se não o soubéssemos o líder, um lugar de sideman, e onde o protagonismo esteve quase sempre em Ralph Alessi.

Música muito «bonita», mas cuja cerebralidade impediu quase sempre a exibição dos dotes de Scott Colley ou Eric Harland, que poderiam por si só ter elevado o nível de emoção do concerto a outro patamar. Mas essa não era a música do guitarrista, onde a «estética ECM» se cruzava com a herança third stream, ausente de emoção pois, elaborada e contemplativa.

Michaël Attias Quartet
Um dos mais interessantes dos músicos da Clean Feed, Michel Attias, proporcionou outro bom concerto. Nalguns paralelismos com o concerto anterior, a música de Attias, primou pela contenção e modernidade, e uma execução sem mácula de músicos maiores que nunca se revelaram.

Num repertório próprio (como Muthspiel), uma vez mais não deixou de me vir à cabeça a herança da third stream no refreamento de Nasheet Waits ou, pelo contrário, no engenho de John Hebert, sem que também aqui algum dos músicos se evidenciasse, submetidos a uma estética que se nunca é empolgante, o não é porque não é esse o seu fito, mas que é sempre, também ela, de uma beleza fria, elaborada e contemplativa.

Lee Konitz Quartet
Veterano, bem conhecido do público português, o último dos «revolucionários» do saxofone vivos, encerrou o Seixal Jazz.

Longe do melhor das suas condições físicas, Konitz vale-se de um saxofone que toca sozinho, e de um trio de sólidos músicos – um elegante e arguto George Schuller na bateria, um eficiente Jeremy Stratton no contrabaixo e, sobremaneira, Florian Weber (em substituição do anunciado Dan Tepfer) no piano, que foi capaz conduzir o grupo e resolver as dificuldades que o próprio saxofonista criava (90 anos de idade…) ou a natureza ad hoc da associação.

Repertório clássico: «How Deep Is The Ocean», «Alone Together», «Darn That Dream» ou ainda «Subconscious-Lee», uma noite agradável de Jazz que não se questiona.

Saldo positivo para o Seixal Jazz 2017.

 

Qui 19 Seixal Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal 22.00 Wolfgang Muthspiel Quintet Wolfgang Muthspiel (g), Ralph Alessi (t), Jon Cowherd (p), Scott Colley (ctb), Eric Harland (bat)
Seixal SeixalJazz Clube – Mundet Factory 23.00 Ricardo Toscano Trio Ricardo Toscano (s), Nelson Cascais (ctb), Nemanja Delic (bat)
Sex 20 Seixal Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal 22.00 Slow Is Possible André Pontífice (celo), Bruno Figueira (sa), Duarte Fonseca (bat), João Clemente (g), Nuno Santos Dias (p), Ricardo Sousa (b-el, ctb)
Seixal SeixalJazz Clube – Mundet Factory 23.00 Ricardo Toscano Trio Ricardo Toscano (s), Nelson Cascais (ctb), Nemanja Delic (bat)
Sáb 21 Seixal Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal 22.00 Michaël Attias Quartet Michaël Attias (sa), Aruán Ortiz (p), John Hebert (ctb), Nasheet Waits (bat)
Seixal SeixalJazz Clube – Mundet Factory 23.00 Ricardo Toscano Trio Ricardo Toscano (s), Nelson Cascais (ctb), Nemanja Delic (bat)
           
Qua 25 Seixal Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal 15.00 Quinteto Gonçalo Marques
(concerto comentado)
Gonçalo Marques (t), João Guimarães (sa), José Pedro Coelho (st), Demian Cabaud (ctb), Marcos Cavaleiro (bat)
Qui 26 Seixal Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal 22.00 João Barradas Quinteto João Barradas (aco, aco-midi), André Fernandes (g), João Paulo Esteves da Silva (p), André Rosinha (ctb), Bruno Pedroso (bat)
Seixal SeixalJazz Clube – Mundet Factory 23.00 Volúpia das Cinzas Gabriel Ferrandini (bat), Hernâni Faustino (ctb), Pedro Sousa (st)
Sex 27 Seixal Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal 22.00 Dominique Pifarély Quartet Dominique Pifarély (v), Antonin Rayon (p), Bruno Chevillon (ctb), François Merville (bat)
Seixal SeixalJazz Clube – Mundet Factory 23.00 The Rite of Trio André Silva (g), Filipe Louro (ctb), Pedro Alves (bat)
Sáb 28 Seixal Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal 22.00 Lee Konitz Quartet Lee Konitz (sa), Florian Weber (p), Jeremy Stratton (ctb), George Schuller (bat)
Seixal SeixalJazz Clube – Mundet Factory 23.00 The Rite of Trio André Silva (g), Filipe Louro (ctb), Pedro Alves (bat)