Darcy James Argue's Secret Society
Brooklyn Babylon
CD New Amsterdam Records, 2013

 

Na concepção, o novo trabalho do Darcy James Argue Secret Society, Brooklyn Babylon, deverá bastante à ideia que assistiu à criação de Mussorgsky, Quadros de uma Exposição. Como essoutra, a suite de Darcy James Argue é composta de vários trechos dissemelhantes, interligados entre si por pequenos interlúdios.
Como quadros, as dez composições de Brooklyn Babylon são todas elas muito visuais, o que se deverá à colaboração de Argue com o escritor e desenhador de banda desenhada croata Danijel Zezelj, que nos espectáculos ao vivo pinta quadros que são sequenciados em filme e projectados num ecran gigante.
É clara a ambição, dir-se-ia «épica», de Argue neste Brooklyn Babylon, revelada no ênfase das peças e na diversidade dos materiais utilizados, que vão da música dos Balcãs ao acid-rock, da repetitiva às marchas militares, do folk ao Jazz.
A Brooklyn babilónica de Argue remete para ambientes apolípticos retirados de Orwell ou Fritz Lang, e que justificam a desigualdade - entre Kusturica e os AC-DC – ou talvez dispersão, que é ainda assim, a meu ver, o maior óbice do disco.
São raras as dissonâncias em Brooklyn Babylon, que surgem, dir-se-íam, como elementos mais dramáticos que não musicais, e o compositor mantém-se sempre dentro dos limites da tonalidade, preferindo inovar na exploração da paleta sonora e no recurso a materiais atípicos.
Questão de gosto talvez, de quem preferiria um maior recurso ao Jazz, a par de uma maior unidade na obra. Compreende-se a necessidade de muitos jovens músicos procurarem alhures referências capazes de enriquecerem a sua música, mas creio que até por isso mesmo Argue poderia ter ido mais além no desenvolvimento nalgumas peças, socorrendo-se até do Jazz, e não demonstrou a necessidade de uma orquestra de Jazz para as tocar.

Darcy James Argue (dir),
Erica vonKleist (f, fa, ss, sa),
Rob Wilkerson (f, cl, ss, sa),
Sam Sadigursky (cl, st),
John Ellis(cl, clb, st),
Josh Sinton (cl, clb, clctb, sb),
Seneca Black (t, flis),
Ingrid Jensen (t, flis),
Matt Holman (t, flis),
Nadje Noordhuis (t, flis),


Tom Goehring (t, flis),
Ryan Keberle (trb),
Mike Fahie (trb, eu),
James Hirschfeld (trb, tu),
Jennifer Wharton (trbb, tu),
Sebastian Noelle (g-ac, g-el),
Gordon Webster (p, p-el, mel),
Matt Clohesy (ctb, b-el),
Jon Wikan (bat, per)