Ellery Eskelin
Trio New York
CD Prime Source 2011

Ellery Eskelin (st)
Gary Versace (hamm)
Gerald Cleaver (bat)


Este disco é uma verdadeira surpresa. Eskelin é um músico conotado com a vanguarda e um disco de standards estava realmente fora do espectável.
«Trio New York», um trio de saxofone, bateria e órgão Hammond B3, é dedicado à mãe de Eskelin, a organista Bobbie Lee, e alguns dos temas que o compõem faziam parte do seu reportório.
Os músicos convidados por Eskelin foram Gerald Cleaver para a bateria e Gary Versace para o órgão fetiche Hammond B3, e o alinhamento é constituído exclusivamente por clássicos: Memories of You, Off Minor, Witchcraft, Lover Come Back to Me e  How Deep is the Ocean.
De facto não se trata de um disco de bebop, e tão-pouco Versace procura emular Jimmy Smith e, mesmo se ele é percorrido por alguma ternura em temas como How Deep Is The Ocean, noutros momentos como Off Minor ou Wichcraft é óbvio que se está perante músicos que têm como característica a interrogação. A interrogação do passado (e num parênteses poderíamos dizer que este é um disco que nenhum dos ilustres membros da vanguarda portuguesa seria capaz de fazer) que é uma premissa fundamental na construção do futuro.
Gary Versace tem uma das prestações mais avassaladoras de há muito, combinando engenho, subtileza e drive e Gerald Cleaver é um baterista capaz de tocar literalmente tudo. Quanto ao acutilante Eskelin, eu realmente nunca o tinha ouvido dançar como em Lover Come Back To Me.