Jakob
Bro
Gefion
CD
ECM 2015
Gefion é a estreia na ECM do jovem guitarrista dinamarquês Jakob Bro, enquanto líder do seu projecto. De facto esta é a sua terceira presença na ECM, depois da colaboração com Paul Motian em 2006 – em Garden of Eden – e com Tomasz Stanko em 2009 – Dark Eyes. Mas é também o seu décimo registo enquanto líder, com nove discos gravados para a Loveland Records. E foram os seus últimos discos, que o tornaram notado, nomeadamente as colaborações com Bill Frisell e Lee Konitz em Balladeering, Time e December Song.
Jakob Bro é um guitarrista profundamente melódico, que privilegia o espaço, o silêncio, as notas prolongadas, um pouco como faz também Bill Frisell, por quem Bro é assumidamente influenciado e, como disse, com quem colaborou. A sonoridade eléctrica, dedilhada, elegante, da guitarra, tece teias circulares por onde parece deambular lentamente, numa forma peculiar de composição ambiental subliminar. Mais do que em qualquer outra formação, este trio de guitarra eléctrico, baixo e bateria de Jakob Bro pratica um melodismo acrisolado, depurado. E tanto Thomas Morgan como Jon Christensen parecem soar como apenas um.
Gefion é o nome de uma deusa da mitologia nórdica, associada à astrologia e à origem da Dinamarca, e a música que Jakob Bro toca remete-nos para épocas míticas, tempos sem tempo e as paisagens escarpadas e invernias da Dinamarca. A lentidão da guitarra, o quase silêncio, os loops e os delays, envolvem-nos num universo onírico de rara beleza. Belíssimo.
Jakob Bro (g)
Thomas Morgan (ctb)
Jon Christensen (bat)