Kolme
Kolme
CD Escutar 2011

Ruben Alves (p, glockenspiel, harm)
Miguel Amado (ctb)
Carlos Miguel (bat, per)

Os Kolme têm vindo a apresentar o seu disco de norte a sul do país, num esforço de divulgação bem-sucedido e raro entre nós.
Com oito das onze composições da autoria do pianista, faltou-lhe antes de tudo ousadia. Não há nada a apontar na execução de nenhum dos membros do trio, e o disco ouve-se todo ele com agrado, mas em nenhum momento o grupo ousa levantar voo. Ruben Alves é basicamente um pianista clássico que gosta de Jazz, e essa marca é visível em todos os momentos, no profundo melodismo que arranca do teclado, e na lógica das harmonias. Não parece ser concebível em Ruben Alves qualquer dissonância, como também não lhe concebemos um simples erro; e o mesmo se dirá de Miguel Amado, que possui um percurso bem vincado em áreas de fusão, ou na bateria segura de Carlos Miguel. Mas também não lhes conseguimos imaginar qualquer erro na execução, e da mesma forma não encontramos nenhum golpe de asa.
Kolme é um disco onde não existem sobressaltos. As duas composições alheias a Ruben Alves, "Construção" de Chico Buarque e "Cansaço" de Tiago Bettencourt (com duas versões, uma delas vocalizada por Mayra Andrade) têm interpretações previsíveis, e a linha classicista de Kolme apenas é contrariada em "Cansaço" e "Coro", quando as obsessões rítmicas de Esbjorn Svensson ousam timidamente assomar na música dos Kolme.