Miles
Davis Quintet
The Miles Davis Quintet: Live In Europe 1967—The
Bootleg Series Vol. 1
3 CD
Sony Music/ Legacy Records 2011
Miles Davis (t)
Herbie Hancock
(p)
Wayne Shorter (s)
Ron Carter (ctb)
Tony Williams
(bat)
Não há muito
a dizer – a acrescentar -
sobre este álbum. Ele foi gravado entre Outubro e Novembro de 1967,
logo após o último disco do quinteto, «Nefertiti»,
ainda sem quaisquer leviandades eléctricas. No ano seguinte, como é sabido,
Miles Davis encetaria o caminho de uma nova revolução na
música
(a sua e a outra) que o levaria a «Bitches Brew», a caixa de Pandora
do Jazz eléctrico.
Mas estávamos ainda no momento anterior. Este quinteto, «O Quinteto» é porventura
o mais célebre grupo de Jazz de todos os tempos, com Herbie Hancock
no piano, Wayne Shorter no saxofone, Ron Carter no contrabaixo e Tony Williams
na bateria. O «quinteto perfeito» lhe chamaram, e com propriedade
e, como se sabe, todos eles dariam cartas por muitos anos.
Como o nome do álbum indica, esta é uma recolha de várias
gravações feitas no decorrer da tour europeia do quinteto entre
Antuérpia, Copenhaga, Paris, Karisrube e Estocolmo e, dado que a álbum
tem como título «Live in Europe 1967, The Bootleg Series Vol.
1», é de presumir que a este se seguirá pelo menos um segundo.
Quase todos os temas surgem aqui registados duas ou três vezes, e não
deixará de ser recompensador para os estudantes ou os amantes do Jazz
o exercício da comparação das diferentes versões.
O clássico de Monk “Round Midnight” é tocado três
vezes, como são tocados três vezes «No Blues» e «Agitation» de
Miles ou «Footprints» e «Mascalero» de Wayne Shorter.
Outros temas são ainda «Riot» de Herbie Hancock, ou standards
como «I Fall In Love Too Easily», «Walkin» ou «Gingerbread
Boy».
Registo superlativo, todos os encómios são poucos para qualificar
este disco e estes músicos. A concepção, a estética,
que está subjacente a esta música é de tal forma poderosa
que permanece modelar – para o melhor e para o pior – nas escolas
de Jazz do século XXI; e a verdade é que este é um modelo
insuperável.
Incontornável para os amantes da música de Miles Davis e enfim
para os amantes do Jazz.