Sonny Rollins
Road Shows Vol 1

CD Doxy Rec 2008

Sonny Rollins (st)
Clifton Anderson (trb)
Mark Soskin (p)
Bobby Broom (g)
Jerome Harris (b)
Al Foster (bat)

Bob Cranshaw (b)
Victor Lewis (bat)

Kimati Dinizulu (per)
Stephen Scott (p)
Perry Wilson (bat)
Victor See-Yuen (per)
Steve Jordan (bat)
Christian McBride (b)
Roy Haynes (bat)

 






Com 79 anos de idade, Sonny Rollins permanece ainda hoje como um dos mais poderosos saxofonistas da História do Jazz. Que o diga este álbum de 2008 com o registo de concertos ao vivo gravados entre 1980 e … 2007 em Tóquio, Toulouse, Londres, Varsóvia ou Nova Iorque, entre outras cidades.
Road Shows nasce da intenção do saxofonista de trazer para a luz do dia as inúmeras gravações esquecidas – fala-se de centenas – de concertos realizados ao longo das últimas décadas. Com registos de 30 anos, aparentemente escolhidos ao acaso, o disco acusa a diversidade das formações, mesmo se alguns músicos como Bob Cranshaw, Al Foster ou Jerome Harris o acompanharam por largos anos. Mas alguns combos integravam pianistas e trombonistas ou têm uma base eléctrica, enquanto que outros são um simples trio, e o elemento comum é obviamente o saxofone inconfundível de Sonny Rollins. Mas se quanto à unidade do CD estamos conversados, a verdade é que vale a pena ouvir com atenção cada um dos temas de Road Shows para perceber como ele atravessou estes anos como o mais popular dos saxofonistas vivos: a resposta é generosidade, musicalidade e intensidade num mesmo saxofonista genuíno que tem como fasquia a entrega total ao público e ao Jazz.
Devastador em Blossom, epidérmico no calypso Nice Lady, enérgico em Best Wishes, intemporal e swingante em Tenor Madness, lírico em More Than You Know, contido em Easy Living, e finalmente sublime ao lado de Christian McBride e Roy Haynes em Some Enchanted Evening.
Mais Road Shows, please!