The Jazz Passengers
Reunited
CD
Yellowbird 2010
Os The Jazz Passengers são um grupo de culto da down town nova-iorquina, formado no final dos anos 80 por Roy Nathanson e Curtis Fowkes. O grupo é paradigmático do encontro de formas e géneros musicais e artísticas que desde sempre se cruzam em Nova Iorque, em centros como a célebre The Knitting Factory. Os dois tinham colaborado com o actor, músico, pintor, realizador de cinema e produtor John Lurie nos The Lounge Lizzards e pretendiam prosseguir experiências onde a matriz Jazz fosse mais relevante. Desde sempre os The Jazz Passengers tiveram uma formação fluida, mesmo se mantendo os dois membros originais, mas na sua história contam-se a passagem de figuras como Marc Ribot e David Fiuczynski, mas também o veterano Jimmy Scott, ou os cantores pop Elvis Costello e a vocalista dos Blondie, Deborah Harry. A irregularidade da formação prolonga-se por um percurso com largos períodos de inactividade em palco e em estúdio, contando com uma discografia de apenas sete títulos. O disco anterior ao que agora apresento é uma gravação ao vivo de 1998!
O grosso de Reunited começou por ser gravado entre 2009 e 2010 em três sessões diferentes, mas as duas «bónus tracks» finais, One Way or Another e Think of Me, onde canta Debbie Harris, foram recuperadas da tournée que os Passengers fizeram com a cantora em 1995. Ainda a voz de Susi Hyldgaard foi gravada na Dinamarca, e Spanish Harlem foi interpretado pelos The Jazz Stoneways, uma outra entidade dos The Jazz Passengers. Ainda assim, e apesar da diversidade temporal, local e dos contribuintes, Reunited consegue manter alguma consistência, num ideal comum de irreverência e provocação que é a constante da história do grupo, convenhamos, mais do que o Jazz. O Jazz está presente: é óbvio que este disco apenas poderia ser feito por músicos de sólida formação Jazz, e é preciso reconhecer também que os convidados se portam sempre à altura. O magnífico tema introdutório – Wind Walked By -, com Elvis Costello, é um blues arrevesado; Buttom Up sugere um cover de um hit soul; Reunited, o tema, acusa claramente a influência zappiana; Tell Me é uma xaroposa balada caribenha; Spanhish Harlem é uma humorada e inspirada versão do tema; como inspirada e humorada é a versão de One Way or Another cantada por Debbie Harris ela mesma.
O Jazz anda naturalmente por aqui; mas é apenas um dos argumentos. Os The Jazz Passengers não são, nunca foram, um estágio avançado do Jazz, como foi dito no passado, mas outra coisa; e isso fica agora esclarecido. Também não é um grupo pop: a pop insinua-se em meio de uma miríade de referências, r&b, soul, rock, caraíbas, mas principalmente muito humor, irreverência, provocação e um gosto pelo fio da navalha que é afinal o seu território.
Curtis Fowlkes (trb, vo)
Roy Nathanson (sa, ss, voz)
Bill Ware (vib)
Bradley Jones (b, voz)
E.J. Rodriguez (bat,1-6, 8, 9)
Sam Bardfeld (v, 1-7)
Marc Ribot (g, 1-6)
Elvis Costello (voz, 1)
Deborah Harry (voz, 8, 9)
Susi Hyldgaard (voz, 7)
Rob Thomas (v, 8, 9)
Russ Johnson (t, 7)
Tanya Kalmanovitch (viola, 7)