JazzLogical 17 Outubro de 2024

Agenda:

Esta semana continua o Seixal Jazz e o Outono chega com Jazz à Casa da Música.

Os meus destaques do Seixal Jazz vão para o Kurt Rosenwinkel «The Next Step» de quinta 17 e o Joel Ross’ Good Vibes de sábado 19, mas o tem mais, o Trespass Trio + Susana Santos Silva e os concertos diários do Seixal Jazz Club (ver texto em baixo).


Como a Casa da Música disponibilizou pouca informação sobre o Outono em Jazz, apenas podemos presumir que Carlos Martins vai tocar com a banda do disco, mas não saberemos quem são os músicos que vêm com Nicola Conte, por exemplo. Assim, num jogo de adivinhação, e do que eu lhes conheço, eu apostaria nos concertos do Carlos Martins «Vagar» e do Nicola Conte «Umoja», na quinta 17; no Eduardo Cardinho «Not Far From Paradise» e a Flat Earth Society «The One» na sexta 18; e o João Barradas Quartet com David Binney, que terá o Trespass Trio antes, no sábado 19.


No Porto ainda, a Residencial Porta Jazz será dirigida por Ricardo Coelho, no sábado 19.


No Auditório de Espinho toca a jovem saxofonista nigeriana-britânica Camilla George, sexta 18.


Em Coimbra, Salão Brasil, toca o Pulverize the Sound de Peter Evans/ Tim Dahl/ Mike Pride, na sexta 18, e na quinta toca o Trespass Trio + Susana Santos Silva.


Enfim, em Lisboa há concertos diários no Távola Bar, e no domingo há concertos Robalo no Penhasco, na quinta toca o trio de Nuno Ferreira, Nelson Cascais e Luis Candeias no Café Dias e no mesmo dia à noite, na Zé dos Bois toca o Pulverize the Sound de Peter Evans/ Tim Dahl/ Mike Pride.


Seixal Jazz, Fórum Cultural, 21.30

Vijay Iyer Trio, qui 10
Foca, sex 11
Kurt Rosenwinkel «The Next Step», qui 17
Joel Ross’ Good Vibes, sáb 19

Seixal Jazz 2024

O segundo festival internacional de Outono é o Seixal Jazz, que comemora também 25 edições. O Seixal Jazz é «O» festival de Jazz da grande Lisboa, e continua a sê-lo apesar da concorrência, e apesar também de alguma irregularidade na programação. Os últimos anos, para além da programação nobre do Fórum Cultural do Seixal, o festival inclui também, ao longo dos dias do festival, uma série de concertos de entrada livre no Seixal Jazz Club, com uma aposta forte em novos grupos e músicos nacionais.

Quatro concertos são obrigatórios: Vijay Iyer, Joel Ross, Kurt Rosenwinkel e os portugueses Foca.

Sobre Vijay Iyer, com que o Seixal Jazz arranca a 10 de Outubro, e escusando-me de me repetir (do que sobre ele escrevi a propósito do Angra Jazz), ele é um dos grandes pianistas da actualidade, de uma modernidade irredutível, e todos os seus concertos são essenciais. Deverá contar com os dois monstros Linda May Han Oh no contrabaixo e Jeremy Dutton na bateria, e isso não será despiciendo.

O concerto dos Foca, de sexta 11, é uma interrogação. Não pelos músicos, que são eles a nata do Jazz nacional, de Mário Laginha, André Fernandes e José Pedro Coelho a João Hasselberg e João Pereira; mas das premissas do projecto, que não conheço. O grupo estreou-se na Festa do Jazz de 2021 e no texto de apresentação é dito:
… os sons acústicos de Mário Laginha, André Fernandes e José Pedro Coelho são processados em tempo real pela eletrónica de João Hasselberg e desenvolvidos na base rítmica da bateria de João Pereira.
Nada como ir ver.

O festival retoma na quinta seguinte com o guitarrista Kurt Rosenwinkel, que regressa ao Seixal dezanove anos depois com um novo grupo, com Ben Wendel, Ben Street e Jeff Ballard; tudo músicos de primeiríssimo plano. Rosenwinkel é, não apenas um músico bastante popular entre nós, mas de igual forma um guitarrista influente, e arriscaria que uma boa parte da plateia será preenchida por guitarristas.

Joel Ross, que encerrará o festival, no sábado 19, é uma das mais jovens estrelas da Blue Note, e um dos mais requisitados músicos da actualidade. Vinte e nove anos de idade, quatro discos editados e uma infinidade de colaborações e prémios, justificam a popularidade de Joel Ross, antecipando um grande final para o Seixal Jazz. O Joel Ross’ Good Vibes conta com a banda que toca no seu último disco, Nublues, com excepção da saxofonista, vocalista, compositora, bandleader e artista visual Maria Grand, que se estreará ao lado de Ross.

Outros concertos do Fórum Cultural são os The Attic com Eve Risser, e os Trespass Trio com Susana Santos Silva.

O Seixal Jazz Club tem concertos todos os dias às 23.00 na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, e é de notar a forte participação feminina. Os protagonistas são a pianista Clara Lacerda (quinteto), o contrabaixista Francisco Nogueira (quinteto), a saxofonista Eunice Barbosa (quarteto), o guitarrista Zé Cruz (quinteto), o vibrafonista Duarte Ventura (quinteto), e os TAC (André Carvalho, Bernardo Tinoco e Diogo Alexandre).

Leonel Santos

* Este texto foi publicado no Jornal de Letras

Mais concertos e informação na Agenda Jazz


Benny Golson
1929 - 2024

Um dos grandes saxofonistas da História do Jazz, Benny Golson, faleceu ontem. Golson tornou-se conhecido principalmente como compositor, e são dele alguns populares standards como «I Remember Clifford», «Stablemates», «Whisper Not», «Along Came Betty» ou «Killer Joe», entre algumas dezenas de outras composições.

Com uma carreira longa e prolífera, começou por ser reconhecido nas bandas de Dizzy Gillespie e Lionel Hampton, mais tarde como co-líder, com Art Farmer, do Jazztet tendo, ao longo dos mais de 70 anos de actividade (!), tocado com Art Blakey, Red Garland, Jimmy Heath, Philly Joe Jones, John Coltrane ou Tadd Dameron, entre inúmeros outros.
Benny Golson tocou por diversas vezes em Portugal.

Faleceu ontem, com 95 anos de idade, em sua casa, em Manhattan, New York.



Artigos recentes

O meu avô e Uri Caine

Festivais de Outono (1)

Funchal Jazz 2024

David Murray - Quietude e Vigor (CD)

Jon Irabagon - Capítulo Final (CD)

Coincidências...

Jazz em Agosto 2024 (o desnorte)

O Verão em Jazz

Best 2023 - votação

João na terra do jaze, José Duarte 1981 (livro)

Free Jazz Black Power, Philippe Carles e Jean-Louis Comolli 1976 (1971) (livro)

 

 


Vários leitores têm-me comunicado a sua preocupação quanto ao meu estado de saúde, que agradeço.
Como alguns saberão, desde o início de Maio que dois acidentes provocaram a paragem da minha actividade normal, que apenas agora estou a retomar, lentamente.
Estes acidentes fizeram-me questionar o futuro de JazzLogical. Repensar mesmo se deverei continuar, ou o que é que devo alterar, em que moldes; tudo está em aberto.
Entretanto a Agenda Jazz não está actualizada, do que apresento as minhas desculpas
.

A Down Beat faz 90 anos e a edição do mês de Julho é dupla. Uma das revistas conta com uma série de artigos e entrevistas históricos imperdíveis, e a lista é longa: Louis Armstrong, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Duke Ellington, John Coltrane, Melba Liston & Randy Weston, Sarah Vaughan, Thelonious Monk, Miles Davis, Michael Brecker e McCoy Tyner, Joni Mitchell, Lester Bowie e Greg Osby, Sonny Rollins, Toshiko Akiyoshi, Max Roach, Marian McPartland, Gunther Schuller, The Heath Brothers e mais!

A outra revista é dedicada ao futuro, aos nomes que se prenunciam. Na imagem da capa está um jovem que nós já vimos tocar: Immanuel Wilkins!

Mais 90 anos são os nossos votos para a Down Beat, se não for pedir muito!

Histórias de Jazz nos Media

e no Spotify

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 

50 anos Cascais Jazz
O Cascais Jazz n'A Capital
O Cascais Jazz no República
O Cascais Jazz de 1971 em All Jazz n.º2, 2002
O Cascais Jazz no Diário de Lisboa
 

Os CDs:

 
 

Quotes

Para que o mal triunfe só é preciso que os homens bons não façam nada.

Edmund Burke

Não ao massacre dos inocentes!
NÃO ao genocídio
Entrega incondicional dos reféns pelo Hamas!
Por uma Palestina livre!

 

Conferência «As Mulheres e o Jazz», 7 de Dezembro 2018, ISCTE, Lisboa, Leonel Santos

Integrada na Conferência Internacional
«Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania – Diferentes Olhares, Outras Perspetivas»,
ISCTE 6 e 7 de Dezembro 2018

 

Exposição «O Jazz na Banda Desenhada»

Hot Club de Portugal - 15 de Setembro 2021 - 31 de Março de 2022

 

E no Funchal Jazz, de 4 a 10 de Julho
Introdução
Autores e obras exibidos
Will Eisner
Siné
Cabu
Alcimar Frazão
Antonio Pamies
Robert Crumb
Harvey Pekar
JazzBanda
José Carlos Fernandes
Sualzo
Loustal & Paringaux
Gonzàlez & Altuna
Youssef Daoudi
Muñoz & Sampayo
Jose Muñoz
Guido Crepax
Sergio Toppi
BD Jazz

Esta exposição também pôde ser visitada no Auditório Municipal Augusto Cabrita - Barreiro de 30 de Abril a 31 de Julho
de 2022
  Curadoria de Leonel Santos
 

 

O gato escarninho

 

O Jazz nos livros em Portugal

         
         

 

 

Pedidos para a newsletter Agenda Jazz:

jazzlogical@gmail.com