JazzLogical 12 de Maio de 2021

Os destaques da semana vão para o Ciclo Hot Club - Circuito que prossegue na Praça da Alegria; o primeiro concerto do Campus Jazz da U. Aveiro; e os dois concertos do Auditório de Espinho.


No Hot Club os dois concertos da semana têm a curadoria de Paulo Barbosa: Feodor Bivol, quarta 12;
e de Pedro Costa: Beatriz Nunes, sexta 14.

Feodor Bivol e os seus companheiros de palco - Ricardo Marques e Guilherme Melo - garantem uma viagem musical plena de criatividade e originalidade - Bivol investiu, aliás, em temas das sua autoria para este concerto, pelo meio se encontrando uma única exceção, uma surpresa a descobrir na hora. A guitarra é ora elétrica, ora acústica, ora se ouve um contrabaixo, ora um baixo elétrico, assim se assegurando também uma surpreendente diversidade de timbres, texturas e ambientes musicais. Um encontro que muito promete, por três músicos que, apesar da sua tenra idade, são já sobejamente seguros e afirmativos e que constituem, por isso mesmo, muito mais do que meras esperanças na nossa música e no nosso jazz.
(Paulo Barbosa)

Beatriz Nunes: O conceito escolhido para este concerto é um tributo ao jazz português. O trio interpretará repertório de Bernardo Sassetti, Carlos Bica, Sara Serpa, João Hasselberg, entre outros. O trio formado por Paula Sousa (piano), André Rosinha (contrabaixo) e Beatriz Nunes (voz) apresenta neste concerto um repertório assente exclusivamente em música de compositores portugueses que têm marcado a estética do jazz nacional.
(Hot Club)


O primeiro concerto do Campus Jazz leva ao Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro Andy Sheppard e a Orquestra de Jazz da UA dirigida por João Martins. Sexta 14.


No Auditório de Espinho dois concertos:
Orquestra de Jazz de Espinho & Abe Rábade
, sexta 14;
e o Ricardo Toscano Quarteto, que tocará a obra maior de John Coltrane «A Love Supreme», sábado 15.


Ainda,
No Penhasco, à Penha de França (Lisboa), numa programação Robalo, toca o Nazaré Silva Quinteto. Quarta 12.


Ricardo Toscano e Carlos Barretto marcam o regresso dos concertos organizados por Pedro Dias (Café Dias), temporariamente (?) na Biblioteca Municipal de Alcântara, quinta 13.


Na Porta Jazz, o concerto da semana contará com os «Registo de canções fragmentadas» de Sofia Sá, na manhã de sábado 15.


E finalmente no Cine-teatro da Nazaré, na antecipação do Jazz no Valado 2021, os Alma Nuestra de Salvador Sobral e Victor Zamora no sábado 15.



Mais concertos e Informação sobre na Agenda Jazz.

 



TRIBUNA DE HONRA

Keith Jarrett

Manuel Jorge Veloso

 

   

Na inauguração de uma nova categoria dos prémios para os músicos e obras que se distinguiram no ano anterior, o grupo de críticos e divulgadores de Jazz reunidos por JazzLogical homenageia duas figuras maiores do Jazz nacional e internacional na Tribuna de Honra: Manuel Jorge Veloso e Keith Jarrett.

Como divulgador, crítico e músico, Manuel Jorge Veloso tem uma história que acompanhou os últimos 60 anos do Jazz em Portugal, na televisão, na rádio, na imprensa, como tradutor também, como conferencista e conversador, como músico enfim, a História do Jazz em Portugal não se pode contar sem referir Manuel Jorge Veloso. As suas qualidades pessoais, a sua tenacidade, o combate pelas suas convicções, o seu humor, por vezes acintoso, a sua generosidade, não deixava ninguém indiferente. Manuel Jorge Veloso deixou-nos em 2019, e merece o lugar na Tribuna que ora inauguramos. A nossa homenagem e o nosso agradecimento.

Sobre o músico Keith Jarrett as dúvidas também são poucas: ele marcou de forma impressiva o Jazz contemporâneo nas últimas décadas, e poucos como ele merecem o lugar nesta Tribuna de Honra.



 

O 2020 ao vivo

e ainda,

Guimarães Jazz 2020

Jazz no Valado 2020

 

Em Novembro de 2021 comemoraram-se os 50 anos do 1.º Festival de Jazz de Cascais, onde tocaram Miles Davis, Ornette Coleman, Dexter Gordon, os Giants of Jazz (com Dizzy Gillespie e Thelonious Monk entre outros), Phil Woods, e inúmeros outros grandes músicos da História do Jazz.

Prosseguindo a comemoração, JazzLogical apresenta uma série de desenhos de vários artistas. Este mês por Aimée.

     
Aimée, 2020
RIP 2021

Bertrand Tavernier, cineasta (1941 - 2021)

 

Algumas páginas de JazzLogical encontram-se desactualizadas, como bem me vêm assinalando alguns dos meus assíduos leitores. Uma delas era, até agora, a página relativa às recensões discográficas, que se encontra já disponível.

 
 

Quotes

A kiss that is never tasted, is forever and ever wasted.

Billie Holiday

 

 

Conferência «As Mulheres e o Jazz», 7 de Dezembro 2018, ISCTE, Lisboa, Leonel Santos

Integrada na Conferência Internacional
«Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania – Diferentes Olhares, Outras Perspetivas»,
ISCTE 6 e 7 de Dezembro 2018

   

 

O gato escarninho

 

 

O Jazz nos livros em Portugal

8. Jazz Moderno

                 
 

Pedidos para a newsletter Agenda Jazz:

jazzlogical@gmail.com